quarta-feira, janeiro 30, 2008

A vida imita a arte


Documentário na TV a cabo, sob o título Reportagens Investigativas (A&E Mundo), analisou o fenômeno dos crimes copiados do cinema.
A reportagem fazia um inventário de filmes que influenciaram direta ou indiretamente pessoas, psicóticas ou com problemas de relacionamento, a cometerem crimes quase idênticos aos espelhados na tela do cinema. Dizia a matéria que nos primórdios do cinema, quando surgiu o filme Assalto ao Trem, os roubos aumentaram; que os filmes de gângster incentivaram o crime organizado; que o faroeste estimulou o porte de armas de fogo. Que Taxi Driver, de Martin Scorsese, mostrava a figura do assassino solitário, e que, John Hinckley Jr., que tentou matar o ex-presidente Ronald Reagan, declarou ter sofrido influências da película. Que Assassinos por Natureza, de Oliver Stone, teve quase 10 crimes relacionados a ele; Até as Últimas Conseqüências, influenciou um assalto a banco; O Corvo, fez 2 jovens provocarem incêndio; Robocop instigou um crime; como também Retrato de Um Assassino, de John Mac Naughton. Sem falar em Matrix, e os tiroteios em escolas públicas americanas.
Quando houve atentando ao metrô nos EUA, no lançamento de Assalto sobre Trilhos, os policiais que investigaram o crime disseram ter a impressão de estar no set de filmagens, tal a similaridade do atentado com as cenas do filme. Julia Phillips, produtora do filme Taxi Driver, chegou até a dizer que talvez seja a sociedade má influência aos filmes. Pode até ser, já que vivemos num mundo violento e os noticiários são reflexos do que vemos nas ruas. Alguns dizem tratar-se de tática de advogado - culpar um filme - para defender seu cliente. Tanto que até filmes inocentes já foram acusados de influenciar crimes. Um assunto polêmico por si só.
Psicólogos recomendam a aproximação dos pais com os filhos, sejam delinqüentes ou não, e da importância de modelos positivos de comportamento, e das influências negativas sobre a juventude. Que o crescente número de horas de exposição às telas (micro, TV, cinema) e aos jogos violentos, proporciona um distanciamento das reais conseqüências dos crimes. Estudos americanos indicam que o jovem quando chega a idade adulta teve uma exposição média a 4 mil assassinatos e 2 mil situações violentas, desde a programação televisiva à realidade das ruas.
Segundo o agente do FBI, John Douglas, filmes influenciam desequilibrados abaixo da linha de inteligência; que a mídia não cria, mas pode estimular aqueles que já estão predispostos à violência e ao crime; que deveria haver um monitoramento do tempo que as pessoas passam em frente das telas, com acompanhamento familiar – já que muitas famílias desoneram-se da responsabilidade, tipo Apertem os cintos, o piloto sumiu! Uma família estruturada não mata após assistir ao filme Rambo. Douglas foi consultor do filme O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, que tinha como personagem o assassino em série Hannibal Lecter. Um crime também chegou a ser associado ao filme.
Há que, desde cedo, a família intervir e mostrar a distinção entre fantasia e realidade. De acordo com a reportagem, o filme Scarface, quando estreou, provocou o comportamento espelhado, fazendo que muitos jovens procedessem como a personagem central, vivendo em excessos. Muitos jovens impedidos pela família de namorar já imitaram Romeu e Julieta. Em 04/6, uma telenovela mostrou mãe ensinando filha como agarrar marido rico: furar a camisinha! Ficção perigosa em tempos de Aids.
Noutra época ocorreu polêmica entre o então governador do RJ, Leonel Brizola, e rede de televisão do país, que supostamente acusara-o de ser tolerante com a violência e não reprimir o tráfico de drogas nos morros cariocas. O ex-líder da Legalidade - que propiciou João Goulart, assumir a presidência [do Brasil], em 1961, após renúncia de Jânio Quadros -, contra-atacou: relacionou todas as situações violentas, veiculadas pela empresa, durante um mês, desde desenhos animados, noticiário, novelas, etc., usando o feitiço contra o feiticeiro. De lá pra cá, a violência real e a virtual aumentaram assustadoramente, a ponto de não sabermos se a vida que imita a arte ou é justo o contrário. A resposta: parece bala perdida.
Observação 1: Artigo de opinião, de minha autoria, publicado originalmente no Jornal do Norte, de São José do Norte - RS - Brasil, em 14/07/2005.
Observação 2: Imagem acima, categoria fotos engraçadas, extraída da internet, do endereço http://tecnopop.info

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Obrigado Dr. abubakar de abubakartempleoflove@yahoo.com você é o melhor
soletrar rodízio que eu já vi na minha vida o feitiço você escalado para mim
tem um trabalho muito perfeitamente meu ex-namorado que me deixou por mais de três semanas agora é
de volta e pedindo desculpas para mim voltar para ele que ele é muito triste para
a dor que ele me custou e eu estou tão feliz Doctor seu feitiço é bom e me faz
preencher vivo novamente eu vou manter você compartilhar um bom trabalho em todo o mundo cerca de
o bom feitiço que você lançou para mim conseguir John de volta e eu também vai dar o seu
e-mail para todo mundo que está precisando de ajuda como você me disse que você
pode lançar um feitiço para trazer ex de volta , dinheiro feitiço , feitiço de proteção , lotto
soletrar , Good feitiço trabalho, Você quer ter um feitiço bebê, Love Spell , e muitos
outro feitiço que você me disse que você pode lançar para mim se eu precisar delas eu espero que você
encontrar um lugar para ajudar outros para que eles possam dar testemunhos como eu. médico
Abubakar por favor ajudar os outros muitas pessoas estão tendo problema para tentar obter ajuda
de pessoas, mas não há ninguém como você para ajudá-los a resolver o seu problema
como você faz o Dr. abubakar se alguém precisar da ajuda deste bom homem de contato
ele via este e-mail abubakartempleoflove@yahoo.com melhores cumprimentos ao Dr.
Abubakar seu filho Emily dos portugal

03:17  

Postar um comentário

<< Home