Caros visitantes, ontem o blog Letra Viva do Roig ultrapassou os mais de 5 mil acessos, desde que o contador de visitas foi instalado (fev/2007), estando neste exato momento com 5.039 acessos. O blog Letra Viva foi criado a partir de atividade da especialização em tecnologia educacional (Ufrgs-2006/2007), em junho de 2007, e desde lá, iniciou sendo um veículo de interação, apenas com os professores e colegas de curso, para depois, gradualmente, visto que tudo que está na internet encontra-se numa verdadeira
"janela para o mundo", comecei a receber comentários de outros visitantes de diversas regiões do RS, do país e até do exterior. Hoje, o blog se propõe a continuar em sua linha editorial, priorizando temas como educação e tecnologia, mas também veiculando notícias e reflexões sobre história, arte, cultura e literatura, buscando ampliar horizontes e convergir para as diversas áreas em que atuo. Essa quantidade de acessos deve-se fundamentalmente a propaganda boca-a-boca de amigos e colegas. Como digo sempre: blog é a imprensa portátil do educador, e se usada com critérios, ética e bom senso, pode-se tornar um grande aliado na divulgação de projetos e reconhecimento de atividades suas e de terceiros. O blog, diário virtual, com enfoque educacional deve ser mais que um registro pessoal e particular. Penso que deve ser uma ferramenta de divulgação e de produção de conhecimento. Aprendi muitos recursos sobre blog, wiki (ambiente para criação de páginas educacionais), etc graças ao apoio e o trabalho colaborativo de amigos e colegas, como gosto de lembrar, muitos que só conheço a distância. Há poucos meses atrás comemorei aos 1.000 acessos, brincando e fazendo alusão aos mil gols de Romário (foi bem naquela época). E lá, alguns esportistas discutiam se o "Baixinho" tinha já feito os mil gols ou não. De fato, já ultrapassei os 5 mil há mais tempo, já que o contador foi instalado em fev/2007 e o blog existe desde junho/2006. Mas, o que importa não são os números mas a contribuição que o Letra Viva tem dado, dentro de suas limitações, graças as contribuições de outros blogs, que alimentam direta e/ou indiretamente minha pauta diária de reflexões e sadias provocações. Como escreveu Mário de Andrade:
"Chega dos que algarismam os amanhãs!". Precisamos lidar com números, e informática é essencialmente dígitos, código binário (0-1), disfarçados de caracteres, letras e símbolos. Mas, acima de tudo, precisamos saber lidar mais do que com equipamentos, com pessoas, com seres humanos, com fases de lua e de sol, com períodos de aprendizagem diferenciados, sejam alunos-alunos ou alunos-professores. Basta de pensar na educação como uma enorme folha de pagamento e de matrícula de servidores que onera os cofres públicos. Isso é educação bancária, preocupada com metas, índices, etc. Educação nunca será despesa e sim investimento. E aqueles que "algarismam os amanhãs" planejando o futuro da educação com base em cálculos, projeções, equações estão dando às ciências exatas uma maior importância do que às humanas. Lembremos que sem o homem (espécie) não haveria a máquina. E que um mundo robotizado só interessa a uma minoria privilegiada, que pensa sempre em diminuir despesas e aumentar a margem de lucro; diminuindo as vagas de emprego para seres humanos, aumentando as para seres biônicos (caixas eletrônicos em bancos, roleta eletrônica em ônibus, código de barras em supermercados), enquanto as filas e o atendimento fica precarizado em plena era da informática... Xiii, essa postagem era só para anunciar os acessos aos blog e foi indo, indo, indo... Risos. Voltando ao assunto, segue abaixo um levantamento estatístico (xiii, números!) pelo contador de visitas do blog Letra Viva. Obrigado a todos os visitantes pela visita e pelos comentários dos que deixaram postado seu recado.
Acesso por mês ao blog LV: fev/07 (083); mar/07 (182); abr/07 (444); mai/07 (408); jun/07 (382); jul/07 (239); ago/07 (423); set/07 (842); out/07 (1.190) e nov/07 (849). Os dados de novembro, evidentemente, até a data de hoje, mas há previsão que ultrapasse o recorde de acessos do blog, atingido no mês passado, ultrapassando os mil.
1 Comments:
Embora números sejam estáticas representações, imagino que cinco mil acessos sejam como cinco mil sementes espalhando pensamentos, frutificando idéias. Avante, amigo, o mundo necessita disto !
Postar um comentário
<< Home