terça-feira, novembro 20, 2007

Da telona à telinha, via celular


Matéria extraída do portal Yahoo! Brasil trata das inovações da tecnologia através do celular que, tudo indica, será o "pequeno" grande equipamento do futuro, onde será possível acessar quase tudo com apenas alguns toques de botões.
Enquanto isso, apesar desse processo de mais funções (rádio, TV, internet, educação a distância via celular) há certos movimentos em escolas rumo a proibição de uso pelos alunos. A alegação - que pode até ser pertinente - é de que o celular é um competente de brincadeira e dispersão do aluno em sala de aula. Concordo em parte. Sempre digo, e repito, celular é um equipamento como outro qualquer, que pode ter funções diversas, entre positivas e negativas. Via celular, presidiários chatageiam pessoas pelo país afora. Vivo recebendo essas ligações e desligo de imediato. Já decorei até o número, da área 011, São Paulo. Mas o celular pode facilitar nossa vida, graças aos torpedos, localizando familiares, amigos, colegas com uma simples mensagens de texto ao custo de alguns centavos.
Celular na escola pode ser dispersivo e utilitário, dependendo do uso que se dê a ele por alunos e professores. Já uma aula dispersiva por conta do mau professor, poucos reclamam... O bom professor, usando ou não equipamentos tecnológicos (computador, TV, rádio, datashow, etc), é aquele que eu também sempre repito: antes de ser um motivador da sua turma é um automotivador pessoal.
Sugiro lerem a matéria do portal Yahoo! Brasil, link abaixo.
TV brasileira chega à pequena tela do celular
E visitem também o comentário do amigo e colega Robson Freire, do Caldeirão de idéias, que postou ontem algo interessantíssimo sobre esse mesmo tema: celular na educação. O título de sua postagem é O futuro está na sua mão.
Observação 1: ess apostagem, feitas às pressas, entre uma atividade e outra (visita a uma escola de EJA a distãncia, a pedido da equipe de EJA da 18ª CRE para conhecer o laboratório de informática da instituição, e agora aula com a turma de alunos surdos, dentro do projeto de informática na educação especial parceria NTE- EEEF Barão de Cêrro Largo, Rio Grande - RS - Brasil), não teve a devida revisão ortográfica e gramatical.
Observação 2: Imagem acima extraída da página www.meiobit.com/images/2006/08/celular.jpg.