quarta-feira, novembro 14, 2007

Alfabetização audiovisual e competência leitora


Ao fazer a navegação pela internet, encontrei a entrevista publicada na revista Carta na Escola, edição on-line de nº 20, com o psicólogo espanhol César Coll, que segundo matéria: "(...) tornou-se conhecido no Brasil na década passada, quando colaborou com suas reflexões sobre a função do currículo na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), editados pelo MEC em 1998. E para cá tem vindo regularmente, acompanhando os passos e percalços da educação brasileira. Mas sua base de trabalho é a Catalunha, mais precisamente a Universidade de Barcelona, onde é diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Faculdade de Psicologia. Por ocasião de sua última passagem pelo Brasil, em agosto deste ano, em entrevista concedida a Ricardo Prado, o educador fala sobre sua maior especialidade, a elaboração de currículos, o papel das novas tecnologias da informação, a leitura na grade curricular e, ainda, destrói um mito: o de que os jovens de hoje não gostam de ler".
Sugiro a leitura na íntegra da entrevista, que não trata apenas de leitura de alunos mas de mundo, clicando no link abaixo.
Leitura é o coração do currículo
Observação: Imagem acima, intitulada "Labirinto", extraída do endereço
http://aspirinab.weblog.com.pt