quinta-feira, novembro 08, 2007

Realidade Alternativa, o jogo


Ainda comentando sobre o polêmico vídeo, tido por algumas autoridades como verídico, da suposta venda da Amazônia, cabe salientar que a fictícia Arkhos Biotech faz parte de um jogo patrocinado pelo Guaraná Antarctica no site www.zonaincerta.com. Que segundo a empresa trata-se de uma "ferramenta de marketing inovadora e diferenciada, o ainda pouco explorado 'alternate reality game' (ARG), jogo que convida os consumidores da marca a desvendar um mistério". No jogo a Arkhos Biotech, "uma empresa que declara a intenção de transformar a Amazônia numa reserva sob controle privado", causou indignação a diversas pessoas, que não sabiam tratar-se de uma brincadeira. Mas como rastilho de pólvora tomou conta do ciberespaço, e muitos repassaram aos seus amigos o tal vídeo acima baixado do You Tube.
"Na era da comunicação as pessoas desaprenderam a se comunicar", frase atribuída ao poeta Octávio Paz, sintetiza o momento em que vivemos. Comentários superficiais, tratando apenas da ponta do iceberg, tomam proporções gigantescas, e continuamos a desconhecer o que está submerso. O que assistimos no dia-a-dia, em certos momentos, é realmente um jogo de interesses de uma Realidade Alternativa, disputadíssimo nas mídias tradicionais e digitais. Quando não checamos uma informação e repassamos adiante, seja qual for o conteúdo, como se fosse verdade, estamos "brincando de telefone sem-fio". E levando muita gente ao erro, por ação ou omissão. "Navegar é preciso...", já dizia Fernando Pessoa, mas checar as informações na internet, é preciso muito mais nesses tempos modernos...

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá Zé Roig

Nos bem sabemos o quanto isso é verdadeiro pois já passamos por esse desconforto, de passar adiante uma informação que não condizia com a realidade. Tratar qualquer informação da internet como verdade absoluta pode nos levar a "micos" como o do Governador Roberto Requião. Jogadas de Marketing como essa serão cada vez mais freqüentes, por isso devemos ter muita atenção e verificar a veracidade das informações que passamos adiante. Parabens pela maravilhosa abordagem.

01:14  

Postar um comentário

<< Home