quarta-feira, novembro 07, 2007

Internet e a Era da desinformação


A notícia link abaixo, extraída do portal Yahoo! Brasil é o mais cristalino exemplo da "Era da desinformação" em que estamos merglhados, em pelno século XXI, e com a imensa biblioteca quase universal que a internet proporciona. Já tenho discutido neste espaço a banalização da informação, via e-mails e suas correntes, que nada contribuem para informar nada, pelo contrário: confundir apenas. O link trata da gafe do governador Requião, do Paraná, dando veracidade a um suposto vídeo de venda da Amazônia por empresa americana, e veiculada na TV Globo do México. Escaldado, já tinha recebido esse video por e-mail. Assisti, fiquei intrigado, mas dei a ele a mesma importância que dou às milhares de correntes e apresentações de slide que entopem nossas caixas de correio eletrônico anualmente. E que não tenho tempo de checar os dados enviados. Ou seja: ignorei. Estava certo. Conforme notícia do Yahoo!, trata-se de um vídeo de um jogo sobre uma fictícia empresa que põe a venda a Amazônia, e que pessoas, personalidades ou não, dão como real, e repassam adiante, contribuindo para a banalização do efêmero e do imaginário, enquanto a realidade do mundo verdadeiro não conseguem o mesmo espaço na mídia tradicional ou digital. Cada vez mais, em tempos digitais, ser um pouco São Tomé, de ver pra cre, de conferir, de confiar desconfiando, é uma forma de evitar gafes e definformação generalizada. Chega de banalizar a informação! Favor, cliquem na íntegra da notícia abaixo. E tentem, antes de sair pregando o fim do mundo, a cada e-mail desse tipo, checar as informações nele contidas.
Requião comete gafe com vídeo de 'venda' da Amazônia
Observação: Imagem acima, muito sugestiva, mesclando o futuro e a tecnologia, foi extraída da internet, do site www.elmundo.es

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá meu amigo Zé Roig
Nunca uma frase representou tão bem o sentido do nosso blog como a sua. Temos lutado pela manutenção do poder criativo em prol de uma tecnologia mais humana e inclusiva, ampliando as possibilidades. Meu muito obrigado pelo post do aniversário. Abraços e estamos aqui articulando uma proposta de atividade conjunta entre o NTE de Itaperuna e o NTE/18ªCRE.

Abraços

Robson FReire

18:55  

Postar um comentário

<< Home