Hagáquê (nova versão) e outros softwares educacionais
Conforme conta no site: Em alguns computadores, o HagáQuê 1.05 mostra a mensagem "Failed to load Delzip179.dll" quando se tenta salvar uma história. Tal erro ocorre por conta de uma falha que havia no sistema de instalação, já corrigida. Recomendamos ao usuários com este problema que façam o download da versão 1.05 novamente.
Visitando algumas página à procura do download do Hagáque, encontramos o site eMack , do Colégio Presbiteriano Mackenzie, que disponibiliza, além do Hagáquê, outros softwares educacionais, como o Solar System 3D Simulator 3.0, que como o próprio nome diz, trata-se de um simulador do sistema solar em três dimensões; o Gibizinho, que é um construtor de histórias em quadrinhos, aconselhado para séries iniciais do ensino fundamental; o Papelair, que ensina a fazer vários modelos de aviões de papel, entre outros jogos educacionais, que após instalados no PC, professores e alunos aprendem a utilizá-los literalmente brincando.
Com a turma da profª. Simone, usamos nessa atividade as fotos de passeio que fizeram a uma charqueada gaúcha (local histórico), visitado no mês passado, em que sua turma e outras turmas da Escola Barão puderam unir o útil ao agradável: ter um contato com a natureza, com aspectos históricos e geográficos, e posteriormente utilizarem as imagens, construindo uma HQ, em que os próprios alunos são os personagens de sua criação. Alguns alunos dessa turma (Jonathan e Marcelo), atuam em turno inverso como alunos-monitores do Projeto de Informática na Educação Especial, auxiliam como voluntários as turmas de alunos surdos e deficientes mentais da mesma escola, onde o NTE Rio Grande/18ª CRE está implantado. No turno da tarde, a responsável pelo projeto é a amiga e colega professora multiplicadora Janaina Martins (NTE). Eu coordeno o projeto como um todo e sou responsável pelas turmas da manhã. Este ano, na 3ª edição do projeto, temos 11 turmas ao todo, com cerca de 80 alunos, e 08 professoras apoiadoras, com um encontro semanal de 1 hora, totalizando 20 horas de projeto por turma e 220 horas do projeto como um todo. Sempre durante o segundo semestre de cada ano, desde 2005. Um projeto de inclusão digital, educacional e social, em que todos são agentes e sujeitos educacionais, em que o referencial teórico construtivista e os conceitos da aprendizagem significativa e a flexibilidade cognitiva têm nos dado suporte adequado a uma prática significante a todos os envolvidos no mesmo. Eu mais aprendo do que ensino. Devemos nos portar como eternos alunos, ainda que sejamos educadores mediadores do conhecimento. Ao final da etapa 2007, prevista para encerrar semana que vem, pretendemos, eu e Simone, logo em seguida elaborarmos um slide show com a produção e outras imagens da turma, na prática escolar em seus variados ambientes: sala de aula, laboratório de informática e saídas de campo. Aguardem.
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