sexta-feira, novembro 23, 2007

Ecomidia Marinha e vídeo para download


Caros visitantes do Letra Viva, hoje assisti ao meio-dia reportagem da RBSTV Rio Grande, aqui da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, divulgando no Jornal do Almoço o vídeo do Projeto Ecomidia Marinha, coordenado pelo prof. Dr. Ulrich Seeliger (FURG) e tendo a colaboração do pesquisador Jeison Brum Paiva. As imagens veiculadas pela TV, do documentário de cerca de 24 minutos, são fantásticas, pela riqueza e beleza aqui do litoral da região (extremo sul do Rio Grande do Sul - Brasil). Para quem não conhece a região e até para os moradores, que desconhecem o ecossistema em que vivem, é um programa imperdível.
O Prof. Dr. Ulrich Seeliger pertence ao Laboratório Ecologia Vegetal Costeira, do Departamento de Oceanografia, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Como consta na homepage do projeto:
"Este litoral tem sido um expoente da diversidade e abundância biológica desde a chegada do primeiros colonizadores. Sua preservação será somente assegurada quando uma parcela significativa da população adquirir conhecimentos ecológicos que levem a exploração cabível dos recursos sem prejudicar sua integridade.
Espera-se que nosso site possa ajudar os estudantes, os administradores ambientais e os cientistas na busca de informações ecológicas destes ambientes costeiros, bem como estimular as pessoas leigas interessadas em embarcar num processo de aprendizagem ecológica sobre o litoral que se descortina no extremo sul do Brasil".

E o melhor de tudo é que o vídeo, intitulado "LITORAL SELVAGEM - Uma jornada ecológica nos confins do Brasil", está disponível para download no site.