quarta-feira, novembro 28, 2007

Encerramento curso básico 1 - turma manhã


Hoje, pela manhã, teve o encerramento do curso de capacitação em informática educativa para professores e funcionários de escola - básico 1, da rede pública estadual. Primeiramente, tivemos a conclusão do conteúdo, vendo a planilha de cálculo (Excell), e como tem sido a tônica em minha prática escolar, deixo fluir a interação entre os cursistas, um ajudando o outro, e todos me ajudando a poder passar o conteúdo. O curso iniciado em agosto, nessas 40 horas presenciais passaram rápido, como o ano. Foram bons momentos, em que eu me diverti e me desestressei, passando noções de informática educativa, entre brincadeiras e conversas no intervalo do café. Demos boas risadas entre uma situação e outra. E também discutimos sobre as inúmeras possibilidades de fazer o uso adequado na informática no ambiente escolar. Como gosto de dizer aos meus alunos: não tenho a pretensão de ensinar ninguém e sim de mediar o conhecimento que adquiro nessa troca de esperiências. E dito e feito, hoje, graças ao cursista, colega e amigo Ernani, pude utilizar uma forma mais acessível de fazer a soma e a média no Excell, que utilizarei em minhas aulas nas próximas turmas de Básico 1. Deixo livre que os colegas interajam entre si e comigo também. Como numa sala regular, com alunos adolescentes, temos com adultos níveis distintos de conhecimento na informática: pouco, médio e acima da média. Mas todos, sem exceção, trabalharam em conjunto, auxiliando o colega ao lado, já que como multiplicador, dependo dessa interação e às vezes do datashow para poder melhor passar o conteúdo programático. Dessa forma, eu é que acabo aprendendo junto e flexibilizando a prática educacional. E ainda, tenho o privilégio, nesse interím, de fazer amigos, pois sempre as turmas me pregam uma grata surpresa, e esta não foi diferente. Combinaram uma confraternização, trazendo salgados, doces e refrigerantes, além de presentes para mim. Uma caixa de bombons (trufas, que adoro!) e um porta-retratos, que me sensibilizou, pois traz uma foto da turma reunida (acima) no laboratório do NTE Rio Grande/18ª CRE. No dia da foto, não estavam todos presentes, mas hoje contamos com toda ou quase toda a turma. E como numa equipe, passo agora à escalação da turma: em pé, Isolete, Janina, Elizabeth, Vera, Neromar, Marisane, Lucena, Rosaura, e sentado, eu, além de Ernani e Maria Inês, que não estavam no dia da foto. Agradeço a paciência e a colaboração de todos, pois sem isso não teria sido tão agradável esse trajeto educativo e solidário. Amanhã a noite e sexta-feira pela manhã, encerram as turmas do Básico 2. Semana passada a turma da noite, básico 1, foi comemorar numa pizzaria e, claro, fui junto, e ainda ganhei um belo vinho (como essas turmas de colegas que acabam se tornando amigos são bem informadas sobre meus gostos... Risos). Meus alunos e minhas turmas são a injeção de ânimo e o "doping" natural que tenho para enfrentar os desafios da educação, da informática e da vida. Como estava escrito no cartão que recebi dos amigos acima: "Diante da vastidão do espaço e da imensidade do tempo, é uma alegria para mim, partilhar um planeta e uma época com você" - Carl Sagan.