terça-feira, outubro 23, 2007

Imagens do PA na Educação Especial e o uso da tecnologia no ambiente escolar


Acima o slide show com algumas imagens do Projeto de Aprendizagem na Educação especial, com 2ª série DM, que resultou em duas atividades Projeto Água (sob minha responsabilidade) e Projeto Energia (sob responsabilidade de minha colega Janaina), apresentado no dia 05/10, no auditório do Instituto de Educação Juvenal Miller, em Rio Grande-RS, na mostra sobre Experiências de Educação Ambiental na Escola Pública, dentro da programação do I Curso Nacional de Educadores, promovido pelo CPERS/Sindicato, com apoio da 18ª CRE e Associação dos Diretores de Escola.
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE, onde trabalho como multiplicador de informática educativa apresentou o projeto de aprendizagem desenvolvido com alunos da 2ª série DM, em parceria com a professora Jane Degani, da área da deficiência mental, da EEEF Barão de Cêrro Largo, Rio Grande.
O referido projeto foi parte das questões práticas da Especialização em Tecnologia Educacional (UFRGS-2006/2007), que eu e minha colega Janaina estamos concluindo, com defesa para o próximo mês, em Porto Alegre. Abordamos o uso da tecnologia e da inclusão sob os aspectos educacional e social em ambientes escolares, além da sala de aula convencional, como laboratório de informática, biblioteca escolar e saída de campo. A temática abordada durante o PA foi da educação ambiental (usando como fonte de pesquisa o site do MMA - Ministério do Meio Ambiente, entre outros), e o que os alunos se interesavam em aprender, a partir de certezas provisórias e dúvidas. Foram escolhidos dois assuntos: a água e a energia elétrica. Depois foi construída uma página no ambiente wiki, em que foram publicadas as imagens e textos selecionados pelos alunos, seus comentários, alguns arquivos de som e depoimentos dos educadores envolvidos. Esse endereço, após defesa do TCC, será disponibilizado neste blog para visitação.