quinta-feira, outubro 25, 2007

176 anos de emancipação de São José do Norte


Hoje, 25/10, comemoram-se os 176 anos de emancipação política do município de São José do Norte - RS - Brasil, cidade onde vivi minha infância e adolescência, terra de meus pais, local rico em história, arte e cultura. A Semana do Município, de 22 a 28/10, está movimentando a região. Eis abaixo, algumas notícias extraída do Jornal Agora (www.jornalagora.com.br) sobre os eventos já realizados e a serem realizados hoje e durante a semana.
Aberta oficialmente a 16ª Feira do Livro
São José do Norte: 176 anos de emancipação política
Observação: Acima um slide show feito por mim, com quadros de meu pai, o artista plástico José Américo Roig (o Zeméco), que retratam alguns casarios, paisagens e acima de tudo os aspectos históricos da região. Como disse em meu discurso, como patrono da XVI Feira do Livro, o que distingue eu de meu pai é o uso da tinta: eu no papel (sendo escritor) e ele sobre tela (pintando), e acima de tudo o sentido que damos as nossas leituras e escritas de mundo. Meu pai foi homenageado pela sua vida e obra dedicadas a São José do Norte, e emocionado contagiou a todos, inclusive a mim, que em minha fala salientei a importância do livro, da literatura e da necessidade de darmos sentido e significado às nossas atividades individuais que são o reflexo de nossa vida em comunidade. Lembrei como disse Leon Tolstói: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". Falei também a frase atribuída a Caio Gracco, que diz: "Um livro não muda o mundo, muda pessoas. As pessoas é que podem mudar o mundo". Muitos livros mudaram a minha vida, e meus escritos tentam mudar primeiro o meu mundo, e a partir dele, repercutir em minha aldeia. Eis o papel social da literatura, da história, da arte e da cultura numa sociedade. Não mudar o mundo, mas as pessoas; a partir de suas aldeias, valorizando a arte e cultura popular.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

tory burch handbags
hollister outlet
true religion outlet
ray ban wayfarer
cheap oakleys
ray ban eyeglasses
cheap ray bans
fitflops outlet
jordan pas cher
longchamp
burberry handbags
michael kors uk
air jordans
louboutin femme pas cher
cheap toms sale for kis
michael kors watches
coach factory outlet
louis vuitton
ralph lauren
michael kors outlet online sale
louis vuitton handbags
burberry outlet
mulberry bags
louis vuitton handbags
true religion jeans
coach outlet
michael kors handbags
hollister
white timberland boots
christian louboutin sale
air jordan 8
michael kors outlet online
tods shoes outlet
fendi bags
kate spade diaper bag
michael kors handbags
20150713xiong

04:45  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home