quinta-feira, outubro 25, 2007

176 anos de emancipação de São José do Norte


Hoje, 25/10, comemoram-se os 176 anos de emancipação política do município de São José do Norte - RS - Brasil, cidade onde vivi minha infância e adolescência, terra de meus pais, local rico em história, arte e cultura. A Semana do Município, de 22 a 28/10, está movimentando a região. Eis abaixo, algumas notícias extraída do Jornal Agora (www.jornalagora.com.br) sobre os eventos já realizados e a serem realizados hoje e durante a semana.
Aberta oficialmente a 16ª Feira do Livro
São José do Norte: 176 anos de emancipação política
Observação: Acima um slide show feito por mim, com quadros de meu pai, o artista plástico José Américo Roig (o Zeméco), que retratam alguns casarios, paisagens e acima de tudo os aspectos históricos da região. Como disse em meu discurso, como patrono da XVI Feira do Livro, o que distingue eu de meu pai é o uso da tinta: eu no papel (sendo escritor) e ele sobre tela (pintando), e acima de tudo o sentido que damos as nossas leituras e escritas de mundo. Meu pai foi homenageado pela sua vida e obra dedicadas a São José do Norte, e emocionado contagiou a todos, inclusive a mim, que em minha fala salientei a importância do livro, da literatura e da necessidade de darmos sentido e significado às nossas atividades individuais que são o reflexo de nossa vida em comunidade. Lembrei como disse Leon Tolstói: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". Falei também a frase atribuída a Caio Gracco, que diz: "Um livro não muda o mundo, muda pessoas. As pessoas é que podem mudar o mundo". Muitos livros mudaram a minha vida, e meus escritos tentam mudar primeiro o meu mundo, e a partir dele, repercutir em minha aldeia. Eis o papel social da literatura, da história, da arte e da cultura numa sociedade. Não mudar o mundo, mas as pessoas; a partir de suas aldeias, valorizando a arte e cultura popular.