terça-feira, agosto 07, 2007

ProEA/PRG


De hoje até sexta-feira, pelas manhãs, participo, junto com as colegas e parcerias de projetos no NTE, Janaina Martins e Jane Degani e outras professoras de rede pública estadual (18ª CRE), do ProEA/PRG - Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande. Como a tarde tive mestrado (História da Literatura) e a noite iniciou a turma do Básico 1 de Informática Educativa para professores e servidores estaduais, do segundo semestre/2007, do qual sou multiplicador, não poderei hoje emitir detalhes deste Programa de Educação Ambiental Portuária, muito interessante, que fiz diversas anotações em meu bloco. Cheguei há pouco em casa, e tenho alguns textos pra ler pro mestrado. Amanhã cedo recomeço diversas atividades. Mais adiante postarei comentários sobre esse programa que tem como parceiros a SUPRG - Superintendência do Porto do Rio Grande; FURG - PPGEA (Fundação Universidade Federal do Rio Grande e Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental); 18ª Coordenadoria Regional de EducaçÃO (CRE); MMA - Ministério do Meio Ambiente e Marinha do Brasil.
Fica como pequena amostra o conceito dado sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL que anotei e gostei muito, por sua amplitude: "(...) processo de educação permanente de intervenção político-pedagógica, podendo estar presenre em todos os espaços que educam o cidadão e a cidadã, que objetiva a transformação através de novas relações entre natureza e a soiedade, na afirmação de uma sociedade de diretos, sustentável e ambientalmente justa". Em 2006, nós três, eu, Janaina (que estava grávida) e Jane participamos de outro projeto em EA, que foi comentando neste blog, onde visitamos lociais por terra e mar, em torno do estuário do Porto do Rio Grande, além de visitação às estações de tratamento de água e esgoto, e no lixão no município. Esses programas servem de base para projetos desenvolvidos ou a serem desenvolvidos pelo NTE Rio Grande, com alunos e futuramente professores.
Observação: Foto acima, feita por mim ano passado, na praia do Cassino, durante visitação aos molhes da Barra do Rio Grande-RS-Brasil, durante o curso promovido pelo CEFAM-FURG e MMA.