sábado, agosto 04, 2007

Finalizada 1ª versão do TCC

Ufa!!! Finalmente consegui, após trabalho árduo de pesquisa e escrita, finalizar a primeira versão do TCC (trabalho de conclusão de curso) da Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), para remeter a profª. Jane Fischer Barros, que tem me orientado nessa árdua atividade. Abordo a inclusão de portadores de necessidades educativas especiais (PNEE's) nos aspectos tecnológico, educacional e social. Para variar, extrapolei o limite de páginas, entre 30 e 50, escrevendo 66, já incluídas folha de rosto, sumário, introdução, referencial teórico, justificativa, 3 capítulos, considerações finais, bibliografia e anexos. Aguardo a manifestação da profª. Jane para os ajustes que forem necessários, tanto quanto a forma como ao conteúdo. Na verdade tive que fazer a "toque de caixa", pois semana que vem retomo o mestrado em História da Literatura, a tarde, e os cursos de capacitação de professores com informática educativa no NTE, manhã e noite, e o projeto de informática na educação especial, no NTE, pela manhã, com apoio de minha colega Janaina, no turno da tarde, nessas atividades; bem como a parceria das professoras da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo - Rio Grande. Nem sempre se consegue fazer o melhor, e sim o possível, que foi o meu caso nesse TCC e noutras funções. Quando se tenta conciliar diversas atividades e complexidades, precisamos de apoios externos e de força interior. Para complicar peguei uma pneumonia nesse período de escrita do TCC, já curada, e agora uma crise de sinusite, que me faz brincar com os amigos e colegas: "Se penso não respiro, se respiro não consigo pensar". Fazer o que, né, se navegar é preciso? Agora tenho ainda que me dedicar a escrita de 4 ensaios para o mestrado, sem falar na leitura e releitura de textos teóricos e ficcionais, para entregar até início de setembro, quando provavelmente será o período de entrega e defesa do TCC. Ufa!!! Tudo ficará para "Quando setembro vier", título de um antigo filme, que já ouvi falar muito, mas nunca assisti. Dizem, que é um clássico. Se tiver tempo, um dia pretendo locar. Um bom domingo a todos! De prerefência com muito quentão, chimarrão, chocolate quente e pipoca para esquentar esse inverno rigoroso que veio para ficar, no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Observação: Imagem acima, extraída da internet (DEVIANart.com), intitulada Drawing Blood, de Nikolai Aleksander, representa um pouco a sensação que se tem quando se escreve sobre algo que se gosta, mas apesar disso, sempre com uma ansiedade a respeito de como ficará o resultado final do trabalho.

2 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé, deixei um recadinho no meu blog para ti. bjs
Berna

19:42  
Anonymous Anônimo said...

Estava buscando na internet um material justamente sobre inclusão de portadores de deficiência no aspecto histórico e social quando atingi seu blog. Lendo este post, lembrei-me de similaridades quanto à minha época de mestrado.

Fiz faculdade quase ao lado, em Pelotas, e ia muito a Rio Grande. Ótimas recordações.

Quanto ao meu mestrado, tive uma crise de depressão muito forte que culminou em uma pneumonia por esgotamento. Mas graças a Deus deu tudo certo. Muito boa sorte com sua especialização e seu mestrado.

Luiz Gustavo
http://www.monografiaad.com.br

23:09  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home