domingo, maio 20, 2007

Robocup 2007 - Copa do Mundo de Futebol de Robôs


Notícia extraída da página da FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande (www.furg.br) traz um chamamento que publico no meu blog a título de colaboração:
ROBOCUP 2007 — AJUDE A SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA A IR AINDA MAIS LONGE E BUSCAR ESSE TÍTULO TECNOLÓGICO PARA O BRASIL
A Seleção Brasileira de Robótica encerrou com chave de ouro sua participação nas eliminatórias para o Mundial 2007 da RoboCup, que será realizado em Atlanta, EUA, de 1 a 10 de julho, conquistando a classificação em todas as nove categorias em que disputou as eliminatórias.
Mas conseguir a classificação para o Mundial foi apenas o primeiro desafio a ser vencido. A Seleção Brasileira de Robótica precisa agora de patrocínio para poder representar o Brasil no Mundial de Futebol de Robôs e Robôs de Resgate.
Os patrocinadores não estarão apenas patrocinando a Seleção Brasileira de Robótica, estarão também incentivando o desenvolvimento tecnológico do País e ajudando o Brasil a mostrar que tem tanta competência tecnológica quanto os países considerados desenvolvidos. Mais que técnica e habilidade, a Seleção Brasileira de Robótica demonstrou uma grande capacidade técnico-científica para ter o direito de estar entre os melhores do mundo.
Além das equipes que conquistaram vagas no mundial, participaram também das eliminatórias, sob a coordenação do Professor Jackson Matsuura, do ITA, equipes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Centro Universitário da FEI (FEI), do Instituto Mauá de Tecnologia, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).
Entre os 25 convocados para a Seleção Brasileira de Robótica, que disputará o Mundial de Atlanta, estão os alunos e professores do ITA, da Unesp, da FURG, da UFRN, da Uneb, da FEI, do Colégio Anchieta, do Colégio da Polícia Militar e do Externato Mater et Magistra. Mesmo não fazendo parte da delegação, todos os integrantes das equipes classificadas e não-classificadas estarão trabalhando juntamente com os convocados para adquirir conhecimento e contribuir com a Seleção, melhorando as chances de um bom desempenho do Brasil no Mundial.

O que é a RoboCup?
A RoboCup é um iniciativa internacional de pesquisa e educação. Seu o objetivo é fomentar a pesquisa em inteligência artificial e robótica fornecendo um conjunto de problemas padronizados onde uma larga gama de tecnologias pode ser experimentada e integrada. As pesquisas e competições RoboCup são centralizadas em três temas principais:
- RoboCupSoccer (Futebol de Robôs): O futebol foi a motivação original da RoboCup. Além de ser um esporte popular no mundo todo, sendo desse modo um meio apropriado para atrair um grande número de pessoas para um evento, ele também apresenta um conjunto bastante significativo de desafios para a robótica.
- RoboCupRescue (Robôs de Resgate): O resgate em situações de desastre é um tema de grande importância social no qual a RoboCupRescue envolve um grande número de agentes inteligentes heterogêneos atuando cooperativamente em um ambiente hostil.
- RoboCup@Home (Robôs Domésticos): A RoboCup@Home tem seu foco em aplicações reais e interação homem-máquina com robôs autônomos que podem ajudar as pessoas em tarefas do dia-a-dia.
Mais informações sobre a RoboCup: http://www.robocup.org/
Faça também a sua parte, contribua com a Seleção Brasileira de Robótica, ou repasse essa necessidade de patrocínio.

INTERESSADOS EM COLABORAR COM A SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA PODEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O COORDENADOR DA SELEÇÃO, PROF. JACKSON MATSUURA POR E-MAIL jackson@ita.br OU jackson@itandroids.com OU POR TELEFONE (12) 3947.6937
Para acessar a íntegra da notícia basta clicar sobre o título dessa postagem.