sexta-feira, maio 18, 2007

A escola precisa ser um lugar de inclusão

Outra interessante matéria publicada na na página SEEDNET - Revista de Eletrônica de Educação a Distância, pertencente a SEED - Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), que pode ser acessada na íntegra, clicando no título dessa postagem.
Traz a matéria uma entrevista com Jeanete Beauchamp, que dirige o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC) desde 2004.
Segundo a matéria: "O convite veio a partir dos resultados de sua atuação à frente do Departamento de Estudos, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo, também do MEC, no ano anterior. Mestra em educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, ela dedicou toda a sua carreira à educação. Foi secretária de Educação dos municípios de Mauá e Embu das Artes, ambos no interior de São Paulo, além de dedicar parte da carreira a escrever livros didáticos para o ensino da língua portuguesa.
Agora, a educadora se vê diante de um novo desafio: integrar a equipe que coordena a implantação do ensino fundamental de nove anos, que deve estar em todas as escolas brasileiras até 2010.
Embora seja delicada, a missão promete vitórias. Alunos que já cursam o fundamental estendido têm crescimento comprovado nas avaliações escolares. Em entrevista ao Correio da Bahia, Jeanete Beauchamp falou sobre os benefícios e as dificuldades para o novo modelo de escola básica que, segundo ela, não se resume a aumento de carga horária. 'A ampliação em mais um ano de estudo deve produzir um salto na qualidade da educação.'"
Para ler a íntegra da matéria, clicar no título dessa postagem.
Observação: Imagem acima extraída da própria matéria.