quinta-feira, maio 17, 2007

Compartilhamento de idéias a distância

Ontem, pela manhã, graças a ajuda das colegas Maristela e Eveline, via MSN/Messenger, pude tirar dúvidas e poder acessar corretamente o ambiente wiki pra postar meu inventário sobre o proa 13a Autoria de Jogos Educacionais. Falta ainda postar o inventário do Proa16a Funcionamento e Limites do Computador. Certa feita, comentei sobre o fato de alguns laboratórios de informática em escolas e universidade proibirem o uso de orkut, blogs, MSN, chat, etc. Torno a dizer que tais ferramentas, se usadas com sentido pedagógico, podem ser grandes aliadas e facilitadoras de projetos de ensino-aprendizagem, envolvendo alunos, professores ou colegas, em atividades a distância. Muitas vezes consegui cumprir prazos e desenvolver as atividades justamente pela colaboração a distância de meus colegas. Dentro dessa especialização em tecnologia educacional, pretendo desenvolver pelo Proa12, a partir do questionário sobre consumo cultural feito com alunos de 8ª série do ensino fundamental, uma atividade com o orkut, já que a maioria deles optou em usar a mídia internet numa atividade no laboratório de informática. E dentre os recursos da internet, o mais usado é o orkut (comunidade de relacionamentos). Providenciei um termo de autorização dos pais e/ou responsáveis para a conclusão dessa tarefa. Iríamos criar uma comunidade da escola no orkut, mas depois soube que já existe tal comunidade (criada por ex-alunos da escola), e então, iremos criar foruns para discutir o próprio orkut (pontos positivos e negativos); sobre a exposição exagerada no ciberespaço, e os cuidados que se deve ter; sobre o papel da tecnologia na educação; sobre a própria educação do ponto de vista dos alunos, etc. Aqueles que já sabem navegar no ciberespaço serão monitores para os que ainda não navegaram, desde a criação de contas de correio eletrônico até perfil no orkut, e sua utilização adequada. Serão 3 encontros, com a participação do professor responsável pela turma, para depois este cursista analisar os resultados obtidos no ambiente correspondente.
Observação: Imagem extraída da internet, intitulada "21st century digital boys" (algo como: "Garotos digitais do século 21", tradução livre minha), de autoria de Alex Cherry.