sábado, maio 19, 2007

Minha vida é um blog aberto

Com esse título (Minha vida é um blog aberto), extraí a matéria abaixo, publicada no Caderno Geração Agora, do Jornal Agora, da cidade do Rio Grande-RS, edição de 18/05/2007, 6ª-feira, sobre o livro de Luiza Lobo, Segredos Públicos, que tem como subtítulo "Os blogs de mulheres no Brasil", Editora Rocco, 152 páginas. Eis abaixo a resenha do jornal, sobre um tema atual e comportamental, reflexo da era digital em que vivemos:
"Desabafar angústias ou buscar consolo e aconchego, num diário escrito à mão e resguardado da curiosidade alheia, é coisa do passado. O amigo íntimo de papel deu lugar aos blogs, que podem ser lidos e comentados pelo mundo inteiro, sem que sua autoria seja revelada. Para Luiza Lobo, autora de Segredos Públicos os Blogs de Mulheres no Brasil, o fenômeno, embora recente, já começa a alterar a construção da identidade feminina, pois estabelece uma nova forma de inserção social e joga por terra teorias consagradas de alguns dos maiores pensadores da comunicação. A pesquisadora avalia essa revolução e o efeito do cruzamento das vozes múltiplas que se encontram nesse diário virtual. Se antes escrever em diários era sinônimo de isolamento num mundo particular, hoje os blogs se transformaram num espaço mágico, supostamente livre, de constante interação entre escritores e leitores".
Com certeza, uma boa indicação de leitura pra quem lida com blogs ou pra quem tem interesse pelo tema do livro. Eu, particularmente, creio que o blog pode ser uma grande ferramenta de interação e divulgação de projetos e idéias, mas com os devidos cuidados. A exposição exagerada aos olhos do mundo tem também suas contra-indicações. Mas é inegável o poder dos blogs no cotidiano do ciberespaço, alguns deles recebendo milhares de acessos diários, e influenciando até personalidade e/ou autoridades. Como é uma ferramenta simples de edição, mais do que as para criação de um site (página), tornou-se uma mania entre os jovens e iniciantes na internet. E tem tido um importante papel educacional, quando utilizado por educadores e alunos para mostrar a produção escolar. Através dos blogs e de meu blog tenho podido conhecer pessoas e atividades, divulgar as minhas e trocar experiências com outras pessoas de várias partes do país e algumas até do exterior. Hoje em dia, o blog é pra mim é grande veículo de interação. E o meu, que em princípio foi criado apenas para ser usado na especialização em tecnologia educacional, acabou sendo uma forma de divulgar notícias e projetos envolvendo justamente a tecnologia e a educação. Mas tenho aprendido muito, principalmente na utilização de vários recursos disponíveis aos blogs (como bubbleshare, que é um álbum de fotografias em movimento, contador de visitas, links, etc), graças a ajuda de amigos e colegas. A informação, o conhecimento e a aprendizagem devem ser socializados, nossa vida particular nem tanto. Um livro aberto, no meu caso, que também sou escritor, só quando se tratar de ficção. (Risos.) Embora já antecipe que nada tenho a esconder. Porém, todavia, contudo, entretanto e finalmente, nem tudo que fazemos merece ou deve ser exposto; ou "carnavalizado", como diz Umberto Eco.
Observação: Imagem acima extraída da matéria e capa do livro.