Núcleo de Tecnologia Educacional da 18ª CRE é destaque nacional
Notícia extraída da página da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (www.educacao.rs.gov.br), sobre projeto desenvolvido pelo NTE Ri Grande/18ªCRE, e coordenado por mim, desde 2005. O título dessa postagem é um link (atalho) para aíntegra da notícia. Apemas uma retificação: Em 2005 foram atendidos alunos surdos, deficientes mentais e portadores de altas habilidades/superdotação, e a partir de 2006, alunos com deficiência visual, e não como constou na matéria. Ocorreu apenas uma pequena inversão, na notícia. “O Projeto Informática na Educação Especial têm contribuído muito para a melhoria no trabalho com os alunos da área de deficiência mental. Já desenvolvo este projeto desde 2002 e a cada ano vejo diferentes inferências no processo ensino-aprendizagem. Houve mudanças na forma de pensar e agir. Alguns alunos, com hiperatividade e distúrbio de comportamento, apresentaram excelente resultado quanto ao interesse, concentração e rapidez na aprendizagem dos conceitos. Foram ótimos monitores, auxiliando os colegas. Na alfabetização, escrever as primeiras palavras no computador, aumentou o interesse pela escrita, pois o contato com o teclado foi o diferencial. A chegada da tecnologia estimulou alguns projetos como: educação ambiental e estórias em quadrinhos.Os alunos ganham não só familiaridade com o mundo virtual, mas se sentem mais motivados na prática educativa”.
“A partir da iniciativa do NTE, de criar um projeto de informática voltado para a inclusão de alunos especiais, possibilitou aos deficientes visuais comprovar através da sua participação a importância do curso para a sua integração social. Convivendo com os alunos, no período em que o curso foi desenvolvido, podemos notar que devolveu a auto-estima pela valorização pessoal recebida, tanto para os que participaram como alunos (por terem acesso aos computadores adaptados ao programa dos-vox) como aos que participaram como monitores, pois puderam auxiliar aos colegas. Por isso, o curso trouxe muitos benefícios para os jovens cegos ou com baixa visão, que sentiram-se motivados, pois para muitos desses jovens, participar de um curso de informática significa ter portas abertas ao mercado de trabalho e poder competir com igualdade na sociedade”.
“Quando a escola oferece espaços, aos alunos surdos, para que sua professora surda sirva de mediadora na descoberta do mundo informatizado, percebemos aí, a possibilidade da inclusão, na educação de surdos, acontecer também na escola regular. Somente assim estaremos garantindo, ao aluno surdo, o direito à informação e ao conhecimento.”
“Fico satisfeita quando os alunos surdos nos cobram porquê ainda não iniciou o “Curso de Informática”e, ao mesmo tempo preocupada com a morosidade das soluções e providências diante dos impasses que todo o projeto apresenta: escassez de verbas, recursos materiais e humanos, acordos e parcerias... Mesmo assim considero de extrema importância darmos continuidade a este empreendimento educacional. É gratificante ver uma professora surda com alunos surdos mediando o conhecimento através da informatização. Temos, então, a certeza de que estamos garantindo, a eles, o acesso à educação.
A E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo está localizada a rua Comendador Vasco Vieira da Fonseca, nº 723, no Município do Rio Grande-RS. Atende a uma clientela de, aproximadamente, 500 alunos, oferecendo: educação infantil, ensino fundamental e educação especial nas área: deficiência mental, surdez, visual e altas habilidades/superdotação. Tornou-se referência no trabalho com alunos especiais, numa caminhada de mais de vinte anos, tendo em vista oferecer um ensino de qualidade a todos os alunos, sejam portadores de necessidades educativas especiais ou não. O projeto de Inclusão Digital foi mais uma conquista e a certeza de que, sendo a escola um local de construção coletiva e de formação, favoreceu que mais uma vez fosse reforçado o valor maior da democracia “que é o de garantir a todos o direito a ter direitos”.

















0 Comments:
Postar um comentário
<< Home