sábado, maio 26, 2007

Possibilidades do LOGO







Concordo com a colega Adriana Pagno sobre a questão do tempo no LOGO. Na minha opinião, para iniciantes é uma atividade, entre o estafante, o instigante e o irritante. Acertos e erros. Precisa-se de muito tempo, paciência pra saber, pra explicar... Pra concluir atividades.
Mas ele (Logo), evidentemente, tem muitas possibilidades com os alunos, que sempre interagem melhor com a máquina e a informática, melhor que o adulto, por terem um "HD biológico" sem muita informação, e o nosso "HD" já está saturado de informação e conhecimento. A Matemática, com certeza, é uma das disciplinas que mais se beneficia do Super Logo, pela questão de raciocínio lógico, planejamento, proporcionalidade, cálculo de ângulos e áreas na geometria, formas; unindo com as Artes, na criatividade. Em Ciências também, enfim, muitas possibilidades, numa linguagem que depois de aprendida, pode ser melhor explorada.
As imagens acima foram os famosos 4 desenhos (Bandeira do Brasil, campo de futebol, estacionamento para automóveis e desenho livre) que, aparentemente simples, foram de uma complexidade, pra mim, sua realização, num sistema que eu não conhecia Super Logo.
A 4ª imagem, que batizei de Loguinho, em homenagem ao tempo dispendido, quando meu filho Allan, de 2 anos, viu, disse: "Olha o Bob Esponja!" E não é que o guri tem razão. Freud explica. talvez tenha, naquele momento da execução da atividade, voltado no tempo da infância, embora quando menino não existisse Bob Esponja ou assemelhados. Os desenhos eram outros, e a computação gráfica, algo mais para a ficção científica do que pra realidade virtual.
Mas sempre digo: como é bom ao educador, vez por outra, voltar a ser aluno, para sentir o termômetro de sua turma ou turmas, e pisar no freio e nem tanto no acelerador. Pois, cada um tem seu tempo certo de aprendizagem, seja criança ou adulto. Uns são acima da média, outros na média, uns abaixo da média. E o próprio professor tem que buscar tanto no processo de ensino quanto no de aprendizagem a média da turma: nem mais nem menos.