sábado, maio 26, 2007

Trabalhando no Super Logo

Eureka! Após 7 horas ininterruptas de trabalho árduo, instigante e estafante diante de um microcomputador, consegui cumprir a Atividade 2 - Proa 16A, que trata da oficina sobre Limites e Desempenho do Computador, utilizando a linguagem Logo. Depois de baixar o software SuperLogo, deveria criar 4 desenhos: uma bandeira do Brasil, um estacionamento para automóveis, um campo de futebol e um desenho livre, que optei em criar o robô, batizado de Loguinho, referência ao próprio Logo.
Conforme material do curso sobre a atividade:
O LOGO é uma linguagem de programação que nasceu com base nas referências teóricas sobre a processo da aprendizagem, desenvolvido por Piaget (reinterpretadas por Papert), e nas teorias computacionais, principalmente a da Inteligência Artificial.
A linguagem LOGO possui a metáfora de uma tartaruga que caminha com base nos comandos dados a ela. Na verdade, a tartaruga é um cursor gráfico que aparece no centro da tela de edição de comandos. Para fazer desenhos basta movimentar a tartaruga na tela de modo que ela deixe traços pelo seu caminho.

Como falei, foi uma atividade instigante e ao mesmo tempo irritante, pois quando estava quase concluindo um desenho, errava um comando e tinha que reiniciar tudo e com isso a pressão ía do tornozelo à cabeça mais rápido que a aceleração de uma Ferrari (risos). O Logo é considerado uma linguagem simples, mas mesmo pra principiantes requer raciocício lógico e matemático, cálculo sobre ângulos, circunferência e outras figuras geométricas para que o ícone (uma tartaruga) possa caminhar pela tela, à base de comandos digitados, fazendo a TAT dar forma às nossas idéias. Quem escolheu a tartaruga como símbolo do Super Logo acertou na mosca. Os principiantes ficam que nem tartarugas até descobrir os comandos pra trocar de cor a letra, o fundo, apagar, movimentar na angulação correta. Mas depois, por erros e acertos vamos sedimentando a aprendizagem. Aprendi muito analisando os desenhos doutros cursistas como Adriana Pagno, Altair Dall'Agnol e Cleusa Reichenbach, meus colegas à distância na especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS, 2006/2007). Depois quebrei a cabeça sozinho também até o raiar do sábado, e enfim consegui. "Não ficou nenhuma Brastemp", mas para início, já me dei por satisfeito em cumprir mais uma atividade, que estava em atraso, por causa de minha participação no congresso estadual de educação. Mas, pera aí, ainda tenho nesse fim de semana que terminar as atividades do proa13A, Autoria em Jogos Educacionais. Já aprendi a jogar, alterar um dos jogos (O Mundo dos Brinquedos), mas falta criar um jogo novo. Tenho também uma atividade pendente do módulo III - Rádio, do Curso Mídias na Educação, a ser postada no forum correspondente, essa, também a distância, pela UnB/e-proinfo. Sem falar nas leituras mais do que atrasadas do mestrado. Bom, pelo jeito, neste fim de semana, como tem sido nos demais, será de muitas atividades.
Para os interessados no software S Logo (versão 3.0, ano 2000), podem baixá-lo gratuitamente através do link (atalho) que coloquei no título dessa postagem, que remete ao portal do NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da UNICAMP - SP.
Observação: A imagem acima extraída na internet chama-se "Flying" (voando), de Ahermein (pseudônimo do/a autor/a). Ironicamente o meu pensamento voou nessa atividade do Super Logo, mas os desenhos caminharam como a paciência de uma tartaruga. Devagar se vai ao longe, já dizia o poeta.

6 Comments:

Blogger Tia Dri said...

olá!!!!
Me chamo Adriana e estou fazendo um curso de informatica na educação e tenho que criar uns desenhos no Super logo será que me passa os procedimentos da bandeira? para que eu possa analisá-la e fazer uma?
Desde já agradeço
Um beijo
Adriana

10:03  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Adriana, vou tentar achar os comando e coloca aqui nesse espeçao e tb entro em teu blog. Um abraço,

18:39  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Adriana, enquanto não encontro meus apontamentos do curso, mando o que consegui, justamente de uma colega tb chamada Adriana (Pagno). Assim que conseguir os meus comandos da bandeira, posto aqui. Um abração.
B) BANDEIRA DO BRASIL:
COMANDOS:

Formatei a cor do lápis em cada “ul”

repita 360 [ pe 1 pf 1 ]
pd 90
un
pf 90
pe 150
ul
pf 170 pe 60
pf 170 pe 60
pe 60
pf 170 pe 60
pf 170 pe 60
un
pd 90
pf 20
pe 90
ul
pf 100
pe 90
pf 300
pf 30
pe 90
pf 200
pe 90
pf 330
pe 90
pf 100

22:11  
Blogger Unknown said...

e ai, sou marlon tenho q faze um no super logo será que me passa os procedimentos da bandeira do internacional de porto alegre?

19:53  
Blogger Angélica Félix Medeiros said...

Oie, vocês poderiam me ajudar com o SuperLogo.. Eu preciso fazer com uma imagem.bmp se mova ;/
podem?

10:48  
Blogger Unknown said...

www0713


yeezy boost 350
baltimore ravens jerseys
air jordan shoes
oakley sunglasses
giuseppe zanotti outlet
polo ralph lauren
bally shoes
yeezy boost
kevin durant jerseys
canada goose jackets






05:55  

Postar um comentário

<< Home