sábado, maio 26, 2007

Dificuldades no LOGO

Minhas dificuldades na realização do Logo foram as de todo principiante numa atividade que desconhece. Fiz tudo em 7h direto, diante do PC, me espelhando nas atividades já concluídas de colegas como Adriana, Altair e Cleusa. Mesmo assim, em alguns momentos achei que não iria conseguir realizar, mas não queria copiar de ninguém... Tenho isso comigo, desde que no primário uma profa de artes (Maria Lúcia Pinheiro) me disse que eu não deveria copiar ninguém, quando desenhei, na verdade ampliei, um desenho a olho nu. Pra mim, na época, um garoto, copiar era passar por cima... Foi um conselho benéfico que me serviu pro resto da vida. No Super Logo, embora seja uma linguagem pra principiantes, exige demais raciocínio lógico, coordenação, noções de geometria, matemática, proporcionalidade, cálculo de área, enfim, não é tão simples assim, além de exigir em dado momento uma "paciência de Jó". Tive momentos frustrantes, quando perto de terminar um desenho, digitava errado o comando, o cansaço batia, e eu tinha vontade de desistir. Mas a persistência me fez ir adiante e conseguir levantar a auto-estima, pois muitas vezes duvidei da minha capacidade de realizar a atividade 2. Ao final, depois de 7h diante do PC, cansado, me senti realizado também, pois se os desenhos não ficaram espetaculares, foram o melhor que pude fazer. Nem sempre se consegue o correto, o exato, mas sim, o possível. E nesse caso, pude me tranqüilizar. Descobri algumas coisas por minha conta, como as cores, digitando os comandos de mudecf e mudecl, mudando o dígito para descobrir o número correspondente a cor. Se não estiver enganado, já que quando anotei estavam com os olhos muito cansados, são essas algumas das cores: 1 azul; 2 verde claro; 3 verde; 4 vermelho; 5 roxo; 6 marrom; 7 cinza; 8 cinza?; 9 azul; 10 verde limão; 11 azul; 12 vinho; 13 rosa; 14 amarelo; 15 branco. Quanto aos tons das cores, fico devendo. Não sou daltônico, mas confundo um pouco verde isso, azul aquilo, etc. Essa e minha pequena contribuição, já potada no forum correspondente do ambiente virtual.
Observação: Imagem acima extraída da internet, chamada Tortuga. A tartaruga é o símbolo do Super Logo, software em questão.