domingo, fevereiro 11, 2007

CTI é destaque no exame do ENEM



O CTI - Colégio Técnico Industrial Prof. Mario Alquati, pertencente a FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande, aqui da cidade do Rio Grande - RS, ficou entre as dez melhores escolas públicas gaúchas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006, obtendo a média de 59,19.
O Enem, é um exame de participação voluntária, realizado desde 1998, que busca, avaliar o desempenho de alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio no país. Segundo dados oficiais, em 2006, mais de 2 milhões e 700 mil estudantes fizeram o exame no Brasil.
A satisfação de divulgar essa notícia, deve-se em parte pelo fato de que o CTI-FURG tem sido um apoiador do NTE-Rio Grande/18ªCRE, desde 2004, quando o núcleo de tecnologia educacional, do qual estou coordenador foi implantado.
Naquela época, eu era o responsável técnico pelo NTE, senndo seu coordenador o prof. Nerocy Miranda (atualmente na iniciativa privada). A direção do CTI disponibilizou o espçao físico e o Prof. M. Eng. Carlos Rodrigues Rocha se protificou em ser o instrutor do primeiro Curso de Microinformática Aplicada à Educação para professores da rede pública estadual, sob a circunscrição da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Foram em torno de 30 professores capacitados no laboratório de informática do CTI, em vista do laboratório do NTE estar em fase de implantação e colocação de rede lógica e elétrica.
Em 2006, o Prof. Carlos R. Rocha proporcionou ao NTE a possibilidade de ter sua página na internet, em fase de conclusão, através de atividade de conclusão de curso técnico em informática dos alunos daquela instituição. Três jovens elaboraram o projeto e layout da página, a partir de algumas áreas de interesse do NTE. Tal apoio vai proporcionar maior visibilidade e interação do NTE/18ªCRE com os professores estaduais e com a comunidade escolar, via ciberespaço. Pretendemos, num futuro próximo, disponibilizar um ambiente virtual para educação a distância, como forma de conectar mais agilmente os 4 municípios sobre abrangência do NTE (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí).
Parabenizamos publicamente ao merecido reconhecimento da direção, corpo docente e discente do Colégio Técnico Industrial Prof. Mario Alquati; destaque este que é fruto de um trabalho de dedicação e qualidade. E esperamos poder continuar a contar com apoio dessa qualificada instituição de ensino público nos projetos do NTE, que tratem de tecnologia educacional, e inclusão digital e social.