sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Domínio público


Nunca na minha vida aquele ditado "males que vêm pro bem" têm dado tão certo, no sentido de quecertos improvistos, ainda que por linhas tortas, têm me proporcinado gratas surpresas e descobertas.
Recentemente tive que fazer up grade (atualização) em meu microcomputador em decorrência da necessidade de colocar banda larga, em decorrência também de estar cursando essa especialização a distância, mais alguns outros cursos, e outras atividades que envolvem arte cultura e literatura... Entretanto, a referida up grade deu pane em meu scanner TCE s450. Pensei ser primeiro a fonte, mas textando com outras nada consegui. Depois um amigo me disse que seria problema nos drivers (pacote de programas acessórios que fazem um equipamento de informática funcionar). De fato, o sistema operacional XP requer um driver para XP. Consegui no site de buscas e downloads Baixaki (www.baixaki.com.br) o tal driver. Baixado e instalado, o scanner voltou a "vida", mas não visualiza a imagem, requerendo que o equimento seja conectado na entrada USB. Evidentemente o cabo do tce não é usb. Enquanto não resolvo esse novo problema da tecnologia, que cada vez que te força a atualizar um equipamento, normalmente força também a troca dos equipamentos periféricos, fui pesquisando outras páginas na net. Uma delas www.livrosgratis.info informava possuir em seu acervo para download gratuitos milhares de livros, músicas e vídeos. Acessando a página, fui remetido para um link do portal do MEC - Ministério da Educação, chamado Domínio Público, que tal como diz o nome, disponibiliza grande quantidade de livros, vídeos, músicas e imagens já em domínio público, que não requerem pagamento de licenças etc.
O DOMÍNIO PÚBLICO (www.dominiopublico.gov.br) é um portal de acesso livre da CAPES.
Lá pode-se encontrar vídeos escolares de temas diversos, desde história, matemática, português, até títulos interessantes como: "A violência na escola"; "A história e os caminhos da gestão escolar"; "A função do gestor", entre outros, com tamanho variando entre 20 e 100MB, arquivos em formato wmv. Um vídeo que ainda não fiz download, mas achei interessante pelo título é o "Dos Sonhos aos Ares (Santos Dumont)", do Ministério da Defesa, em formato mpg, com tamanho de 36,81 MB. Vale a pena conhecer e divulgar.
A foto acima, que ilustra essa postagem, por sinal, de minha autoria, é de domínio público, podendo ser reproduzida, desde que para atividades sem fins lucrativos.
Ironicamente traz a imagem de impressoras, scanner e outras meios tecnológicos. Todas essas colagens, feitas há mais de 8 anos tem se prestado a ilustrar meus textos em prosa e verso, nos blogues do qual sou editor.
Outro blogue que mantenho, postando quadros e imagens sobre a vida e a obra de meu pai, o artista plástico José Américo Roig, o popular Zeméco (http://olharvirtual.blogspot.com), também é de domínio público.
Toda a informação que possa auxiliar a quem lida com a educação, acho que deveria ser de domínio público, tanto para os educadores como para o alunado, e a comunidade em geral.
Como gosto de dizer: Educação jamais será despesa, e sim investimento.
Parafraseando o grande escritor e poeta Mario de Andrade: "FORA AQUELES QUE ALGARISMAM OS AMANHÃS"...