sexta-feira, novembro 17, 2006

Inclusão e avaliação

O quadro acima, de Cândido Portinari, intitulado Os Retirantes, pintado em 1944, serve apenas pra ilustrar essa postagem, que trata da inclusão, tanto em sentido amplo como restrito, de alunos regulares e portadores de necessidades especiais em sala de aula, no que tange a avaliação: seus aspectos quantitativos e qualitativos. Na verdade, ainda é um incipiente tema pra futura pesquisa, com base em depoimentos de alunos, professores, intérpretes que lidam no dia-a-dia com a questão da inclusão. Pretendo nas próximas semanas aprofundar o debate e a reflexão pra esse tema. Entretanto, não se pode falar de inclusão educacional, sem também referir-se à inclusão social, fator preponderante para o sucesso de qualquer empreitada dessa monta, com desafios, certezas e dúvidas de parte a parte: alunos, professores, equipe diretiva, gestores públicos, sociedade. Aguardem, portanto, os desdobramentos desse trabalho. Fico também no aguardo de comentários, críticas e colaboração pra amplitude dessa pesquisa. Obrigado.

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