segunda-feira, abril 13, 2009

Como fazer downloads do You Tube e inserir seus vídeos no portal



Esta postagem foi feita originalmente para meu outro blog, chamado Educa Tube, criado para divulgar pequenos vídeos que podem ser usados no ambiente escolar. Como essa questão de fazer downloads do You Tube e inserir vídeos por lá trata-se de informação interessante a educadores e alunos, a reproduzirei também neste blog educacional. Vide abaixo:

Considero o You Tube mais que uma ferramentas de armazenagem e busca de vídeos, mas um portal que o professor pode pesquisar farto material, nem sempre produzido com fins educacionais, mas que podem ser utilizados como tal, além de torná-lo uma grande ferramenta para inserção de pequenos vídeos produzidos no ambiente escolar, feitos por professores e alunos, com câmera digital, telefone celular ou filmadora.
Mais que reproduzir o que já existe no You Tube, o educador do século XXI tem que trabalhar com a possibilidade de produzir seu próprio conteúdo pedagógico que possa servir de incentivo e inspiração a outros professores e alunos.
Para quem deseja copiar, baixar os vídeos do You Tube para seu microcomputador, eis o link abaixo, que trata de instruções de como baixar o programa V Downloader, que permite esse recurso.

Downloads de vídeos do You Tube

COMO INSERIR VÍDEOS NO YOU TUBE?

Para quem deseja enviar um vídeo seu para o You Tube, primeiramente precisa ter uma conta de correio eletrônico (e-mail) válida. Depois, basta entrar na internet, acessando a página do You Tube (www.youtube.com.br), e lá, no alto da página, clicar na opção INSCREVA-SE, para criar sua conta no portal.
O procedimento é similar ao cadastro de criação de conta de um e-mail, onde o usuário irá informar e-mail, senha, nome de usuário (apelido) que pretende usar, local (país), data de nascimento, digitar um código de verificação de palavras, concordar com o termo de uso do portal e, por fim, clicar na opção "CRIAR MINHA CONTA". Pronto! A partir daí é só esperar o envio de um link de confirmação da inscrição para a conta de e-mail informada, e depois acessar sempre o You Tube, na opção LOGIN para acessar a parte do usuário (mediante email e senha).
Dentro do seu perfil, procure no menu a opção VÍDEOS, e lá, enviar vídeos, PROCURAR, que abrirá aquela janela para busca do referido n'alguma pasta de seu computador pessoal. Preencha alguns dados sobre o vídeo e aguarde que o material seja incorporado ao portal. O tempo de incorporação é relativo (já diria Einstein), dependendo do tamanho do vídeo e da velocidade da conexão de internet.
Concluído o processo, o usuário poderá copiar a URL (endereço do vídeo) para colocar no orkut, e-mail, etc. Ou o endereço OBJECT (na opção Incorporar), que permite inclusão do mesmo em blogs, wikis, etc. Taí, um passo-a-passo básico de como ser um usuário completo do You Tube. Qualquer dúvida, façam contato pelo espaço para comentários, neste blog.
Sucesso a todos os educadores, blogueiros ou não.