quarta-feira, setembro 03, 2008

Mediação na III CNIJMA - formação regional em Rio Grande

Ontem, a convite das colegas Ieda Freitas, assessora de Educação Ambiental da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, e Janaina Martins, multiplicadora de informática educativa - NTE/18ªCRE, fui mediador da mesa-redonda sobre as mudanças climáticas, dentro da formação regional para a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente / CNIJMA, realizada no salão de eventos do Hotel Atlântico, no balneário Cassino, em Rio Grande - RS - Brasil. Os integrantes da mesa discutiram com os cerca de 50 professores presentes, representando escolas públicas, as implicações e as estratégias frente às mudanças climáticas, e sobre a importância do papel do professor na conscientização da sua comunidade sobre esse tema. O evento ocorreu nos turnos manhã e tarde, mas a mesa-redonda apenas pela manhã.
Como mediador, procurei deixar fluir a manifestação dos participantes, mesmo que alguns tenham extrapolado o tempo médio previsto (entre 20 a 25 minutos), ainda mais que durante as falas, de certa forma, fora antecipado o debate que ocorreria ao final das mesmas. Com isso, creio que foi muito proveitoso o tempo e o próprio evento, já que puderem ter voz e vez todos os que desejaram se manifestar, sem que fosse preciso estar mostrando placa com tempo e coisas do tipo. Claro, apenas para uma das painelistas foi necessário indicar que faltavam apenas 5 minutos (mas isso que tinha ultrapassado mais que o dobro do tempo disponibilizado), mas como a sua abordagem foi esclarecedora e a platéia estava interessada, minha mediação levou isso em conta. Ao final, deu para concluir todas as atividades dentro da programação prevista. Agradeço a Ieda e Janaina pelo convite à mediação.
Foi uma oportunidade também de conhecer colegas do Núcleo de Tecnologia Educacional do município - já que trabalho no NTE Estadual -, e saber que iremos participar juntos na semana que vem, em Florianópolis - SC, da etapa regional do Proinfo Integrado/MEC, de formação de professores da rede pública em Linux Educacional, referente ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC's. Eventos como esse são oportunidades de estabelecer parcerias com colegas e instituições.
Maiores informações sobre a III CNIJMA poderão ser obtidas no portal EducaRede.
Observação: imagem acima, extraída do referido portal.