terça-feira, agosto 05, 2008

Sinergia: Motivar é preciso...





Assisti em 2007, aos vídeos motivacionais acima, em palestra durante Seminário Municipal de Educação, aqui em Rio Grande - RS - Brasil, promovido pela SMEC, cujo tema norteador era a Avaliação Escolar, e desde lá custei a achá-los. Até que pelo YouTube, tempos depois, descobri o nome de cada um: Gladiador - Motivacional e Sinergia - Senhor dos Anéis. Mas essa descoberta deveu-se a lembrança de que os referidos vídeos mostravam belos textos e narrações, aliados às imagens dos filmes Gladiador, de Ridley Scott e O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Ai ficou bem mais fácil a busca. Pretendo, se possível, utilizá-los como introdução motivacional nos cursos de formação de professores da rede pública estadual.
Segundo a wikipédia (a enciclopédia digital e colaborativa que existe na internet, prova cabal da própria sinergia), a palavra "Sinergia deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função".
"Diz-se que o todo supera a soma das partes".
"Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma acção coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia".


Eu, particularmente, seja na educação ou fora dela, rendo melhor quando trabalho em equipe, e não apenas em EUquipe. Sinto-me mais seguro e capaz, quando posso dividir não apenas as certezas, mas principalmente as dúvidas com meus colegas que tornam-se amigos, e vice-versa. Seja no ambiente digital como no mundo real, meus projetos de trabalho são extensões do projeto maior de vida, como não canso de frisar. Talvez por isso, e por conta do apoio da família, dos amigos e colegas, possa conciliar tantos projetos e desafios simultâneos.
Seja na vida pessoal como na profissional, conto muito com o apoio dos que me rodeiam para superar os desafios constantes. Nesse caso a sinergia é essencial.

"Às vezes, quando encontro amigos com a idade de 20 anos, em depressão, achando que a sua vida é um caos sem fim... Lembro-me desses vídeos acima, e da luta de outro rapaz de cerca de 20 anos de idade teve há mais de 20 anos atrás... E que se não fosse a sinergia de amigos e familiares, e o menino não teria chegado ao futuro realizado e motivando aos que o rodeia...
Lembro a esses garoto(a)s de 20 anos, que poderiam ser meus filhos, que esse tal jovem de 20 anos atrás estava também num grande dilema existencial...
Teve uma infância de privações, perdas familiares, altos e baixos financeiros, reprovação escolar, desistências e abandonos escolares por motivos de saúde, depois por motivos econômicos. Enfim, até os 20 anos de idade, o jovem tinha vivido muitas experiências frustrantes e perdas irreparáveis, diversas mudanças de endereço, decepções amorosas e tudo mais. Apesar disso, sempre nos momentos decisivos, quando tudo parecia não ter solução, eis que sempre apareceu alguém amigo, e a sinergia provocou uma alteração no panorama do garoto. O grande segredo da vida é ao cair, levantar-se de imediato e continuar em frente. Nunca se acomodar nem achar que tudo está perdido e que nada tem solução.


Este breve depoimento faço apenas para alguns jovens de meu entorno, quando percebo que precisam de uma "chacoalhada", que nem esse outro jovem, cheio de incertezas e problemas que eu "conheci" um dia, achando que a felicidade era apenas uma palavra vazia para uso em campanhas publicitárias e nada mais. Não fosse a Sinergia de amigos, colegas e familiares, o garoto tímido e complexado de tempos atrás, jamais teria se tornado o homem independente e realizado que é hoje... Nos momentos chaves da vida, às vezes encontramos poucos mas sinceros e eternos amigos, que acreditam em nós mais do que nós mesmos! Portanto, dedico esta postagem a um jovem e talentoso amigo que conheci recentemente, e que tem muito em comum com meu pai - exceto o fato de querer voar e se jogar literalmente de um telhado de uma casa como seu Zeméco o fez, quando tinha em torno de 16 anos de idade -; e que embora se pareça demais com o jovem que eu já fui, quando tive a sua idade, que lhe sirva essa pequena história de vida como alento e inspiração. Todos - e quem labuta na educação sabe melhor que qualquer um -, devemos matar um leão (no sentido figurado, olha o IBAMA ai gente! risos), para sobreviver nessa arena de vaidades, decepções e provações contínuas que é a vida. Temos que aprender a usar a armadura, contudo não deixando que a alma dura nos tome conta. Nem deixar que o improvável se torna o impossível... Tudo na vida é transitório, seja o sucesso ou o fracasso. Conviver com altos e baixos é o destino do ser humano. Mas o conhecimento e o reconhecimento só virão àqueles que nunca se cansam de lutar, e de preferência em grupo.

Coincidentemente, falando em trabalho em grupo, há pouco mais de um mês iniciei mais um novíssimo projeto, com alguns jovens e talentosos escritores, chamado RPG - Role Poetic Games, em que todos os seis se conheceram pela internet, via orkut, blog e msn, e ainda não se reuniram ao vivo, aidna que morando na mesma cidade: Rio Grande - RS - Brasil. Mesmo assim a sinergia que domina o grupo foi capaz de criar esse blog (e universo) literário coletivo, que prima pela criatividade e originalidade.
Para saber mais sobre o RPG - Role Poetic Games, acessem aos links abaixo:

RPG - Role Poetic Games

Já conhece o RPG Literário?

Literatura em Teia

Links para os vídeos motivacionais deste post, foram encontrados no You Tube, bastando clicar abaixo:

Gladiador - Motivacional
http://br.youtube.com/watch?v=rUWqQZMyK7M&feature=related

Sinergia - Senhor dos Anéis
http://br.youtube.com/watch?v=6yKaSJnXt6c