sábado, agosto 02, 2008

"Educação a distância não é fast-food"


Esta semana iniciei mais um desafio educacional, como cursista/aluno e não como formador de professores, no intuito de verticalizar (unificar) meu currículo, que está muito hozizontal (diversificado). Comecei uma graduação em Letras e suas Literaturas (Unopar), na modalidade Educação a Distância (EAD), que conciliarei com o mestrado em Letras (FURG), que está na fase de escrita da dissertação, para no futuro partir para outros projetos. É um antigo sonho, que somente agora pude realizar, já que entre as tantas atividades que desempenho, sou também um escritor autodidata desde a tenra idade. Muito do que aprendi sobre o mundo e as pessoas foi através dos livros, numa espécie de auto-ajuda com educação a distância, já que meus maiores professores foram outros escritores e pensadores, muitos deles que não estão mais entre nós... Mas também aprendi muito com os tutores, que foram professores que tiveram um papel fundamental em dirimir minhas dúvidas, quando estas surgiram. O modelo semi-presencial, em que se tem um encontro presencial semanal e as demais atividades são efetuadas em ambiente virtual de aprendizagem, para mim tem sido favorável.
Com tantas atividades, trabalho, família, etc. a possibilidade de cursar na modalidade EAD juntou o útil ao agradável, pois não teria no momento como voltar ao ensino totalmente presencial. Já fiz diversos cursos de extensão em EAD, e até mesmo a especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006-2007), no modo semi-presencial. Há quem tenha ressalvas ao ensino a distância sem se dar conta que ele existe já há tempos, como bem frisou minha tutora de sala de aula, a profª. Lisandra: "E o que é o EJA - Educação de Jovens e Adultos que não uma forma de educação a distância, em que o aluno pega o material, estuda por conta e vai esclarecer dúvidas com o professor para depois fazer a prova e ser avaliado?". Como a tutora comentou: "Tanto o ensino tradicional, totalmente presencial como o em EAD, depende muito do aluno, pela sua disciplina e organização". Realmente, a presencialidade hoje até está mudando de configuração, pois podemos estar apenas de corpo presente numa sala de ensino presencial ou bastante participativo em ambiente de EAD, discutindo em foruns, listas, etc. Eu sou meio suspeito para falar de EAD, pois sou defensor de que um blog, como este aqui - e outros tantos, de blogueiros educacionais - possa se transformar direta ou indiretamente em espécie de ambiente de EAD, pelas trocas de experiências que proporciona. E como já comentei em outras postagens, um blog pode ser complemento de conteúdo do ensino regular, através de atividades extracurriculares. Basta que o professor/editor, a partir da configuração de permissões de uso, decida quem pode contribuir ou apenas ler as postagens, que também podem ser restritas apenas ao professor e sua turma.
Para mim, educação fast-food é aquela centrada na chamada educação bancária em que metas devem ser atingidas dentro de rígidas diretrizes que lembram as empresariais.
O termo "educação fast-food" extraí do ótimo texto (fornecido na primeira aula presencial do curso), de autoria do professor José Manuel Moran, especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância, intitulado O que é educação a distância (que pode ser lido na íntegra, no link abaixo):

Eis fragmento do texto de Moran:

"Educação a distância não é um 'fast-food' em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual-presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando períodos de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderemos fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, idéias".

Leiam abaixo a íntegra do referido texto e outros mais do autor:

O que é educação a distância

Mais textos do prof. Moran

Observação: Imagem acima, extraída da internet, do seguinte endereço
http://blog.griebeler.com/2008/02/matria-do-jornal-hoje-sobre-educao.html