sábado, agosto 09, 2008

30 anos do jogo LEGO


Soube através do portal Yahoo! Notícias que em 2008 comemora-se os 30 anos do brinquedo LEGO, aquele das peças de montar e seus bonequinhos.
Segundo o Blog de brinquedo:

"Durante estas 3 décadas foram produzidas aproximadamente 4 bilhões de mini-figuras!
As mini-figuras LEGO foram desenhadas por Jens Nygaard Knudsen. Designer da LEGO desde 1968, Knudsen criou carros, trens e casas maravilhosas entre outros sets, mas ele sempre teve o sentimento de algo estava faltando. Faltava vida!
Então no começo dos anos 70, Knudsen começou a serrar e limar peças de LEGO até que finalmente ele chegou a uma pequena figura que combinava um tijolo LEGO com uma forma humana. A pequena figura angular tinha cabeça arredondada, não tinha expressão facial, não podia andar nem segurar nada. Esta primeira versão ficou conhecida como “the extra” e fez um certo sucesso no meio dos anos 70.
Jens Nygaard Knudsen não estava satisfeito e continuou trabalhando para dar mais “vida” a sua mini-figura. Eventualmente haviam 50 protótipos, alguns menores e outros um pouco maiores.
O Presidente da LEGO ao ver as figuras decidiu que o novo produto, com o nome de Minifigure, iriam impulsionar as vendas da LEGO, que andavam capengas.
A nova Minifigure dobrava o corpo, tinha olhos e boca, os braços se moviam e suas mãos eram capaz de segurar objetos, o que abriu um novo mercado para acessórios e partes. Em 1978 as primeiras Minifigures LEGO chegaram as lojas da Dinamarca, nos sets Space, Town e Castle.
A mini-figura LEGO é formada de 8 partes: dois braços, duas mãos, duas pernas, um torso e uma dobra no quadril. A cabeça no começo era sólida, mas para evitar risco de asfixia, a cabeça ganhou um furo no meio, de uma ponta a outra. Essa mudança também permitiu que novos acessórios fossem encaixados na cabeça.
No início a figura não tinha sexo nem cor definida e durante esses 30 anos a minifig LEGO foi modificada em milímetros, mas o design básico continua o mesmo da primeira minifigure de 1978".

Fonte: Blog de brinquedo
http://blogdebrinquedo.com.br/2008/08/07/lego-minifig-30-anos/

Tenho usado o software BlockCAD, que simula virtualmente um jogo LEGO, desde 2007, dentro do projeto de informática na educação especial, e no primeiro semestre de 2008 incorporei-o, junto com outros na oficina de Jogos Educacionais para professores de rede pública estadual, no NTE Rio Grande, sob jurisdição da 18ª CRE, e a receptividade foi muito boa. Receptividade boa tanto de professores como alunos.
O BlockCAD, que roda apenas em sistema operacional Windows, pode ser baixado gratuitamente através do link abaixo:

Download do BlockCAD

Observação: Imagem acima, extraída da internet, do endereço
http://blogdebrinquedo.com.br/2008/08/07/lego-minifig-30-anos/