quinta-feira, maio 01, 2008

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Matemática



É com satisfação que noticio a conquista da medalha de bronze, nas Olimpíadas de Matemática, pelo aluno Marcelo Langhinrichs Cunha, que foi aluno da EEEF Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil, e que participou do Projeto de Informática na Educação Especial, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Rio Grande/18ª CRE; primeiro como aluno da turma de Altas Habilidades/Superdotação, depois, em 2007, como aluno-monitor, auxiliando turmas de Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs), formadas por alunos com surdez, baixa audição e deficiência mental.
Marcelo foi classificado em 1º lugar nas Olimpíadas de Matemática, em Rio Grande (único aluno do nivel 2 a ganhar medalha e bolsa CNPq Jr); 12º lugar no Rio Grande do Sul e 318º no Brasil. Marcelo ganhou medalha de bronze e uma bolsa de iniciação cientifica júnior do CNPq. Segundo dados repassados por seus familiares, "tinham mais ou menos 6 milhões de concorrentes do Brasil inteiro no nivel dele e somente os 1.000 primeiros colocados ganhavam medalha e bolsa". É uma façanha que merece ser conhecida, provando que a educação pública e, evidentemente, o esforço pessoal juntos, podem obter o reconhecimento nacional. Apesar de Marcelo aparentemente ser um aluno introvertido, pelo menos nas atividades que participei com ele (a monitoria foi com a minha colega Janaina, em turno inverso ao que Marcelo estudava na 8ª série do ensino fundamental, em 2007), o garoto demonstrou o que tenho percebido no decorrer desses 15 anos de exercício nas mais variadas funções dentro da Educação, e mais precisamente nos 3 anos de coordenação do Projeto de Informática na Educação Especial (parceria do NTE/18ªCRE com as profªs. da Educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo): "Alunos introvertidos (e eu fui um também), demonstram na prática maior capacidade de concentração, compreensão e execução das variadas atividades propostas pelos educadores; enquanto aqueles mais expansivos, conversadores, extrovertidos, que alegram qualquer ambiente, são às vezes mais dispersivos quando precisam atuar individualmente ou em grupo".
Mais uma importante notícia a ser dada sobre o futuro brilhante que Marcelo tem pela frente, se continuar a encarar o presente com essa dedicação, determinação e talento: Ficou em 4º lugar no Curso de Desenvolvimento de Softwares, promovido pelo CTI - Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, escola técnica que pelo segundo ano consecutivo fica entre às melhores do RS, no ENEM. Marcelo e CTI já foram parceiros do NTE/18ªCRE.
Então, aproveito a oportunidade para parabenizar a ambos, desejando sucesso aos dois, e agradecendo ao apoio proporcionado aos projetos do NTE. E parabenizo também à profª. Isabel Veleda, responsável pela turma de Altas Habilidades/Superdotação, da EEEF Barão de Cêrro Largo, pelo trabalho de garimpo desses jovens talentos.
Minha esposa Elisabete, que é professora de Matemática na Escola Barão, e que foi educadora do referido aluno, na 5ª série, comentou comigo, ao saber dessa notícia, que Marcelo era um aluno destacado (e continuou sendo quando passou a ser aluno do prof. Vitor) e que quase sempre acertava toda a prova. O que prova que talento e dedicação precisam caminhar juntos. E que reconhecer e incentivar alunos promissores vale a pena, pois os resultados surgem logo a seguir.
O Projeto de Informática na Educação Especial, por exemplo, tem esse caráter de integração e inclusão do ponto de vista tecnológico, pedagógico e social, entre professores e alunos, usando o construtivismo, através de flexibilidade cognitiva e da aprendizagem significativa. Esperamos contar, na próxima edição, com o apoio qualificado de Marcelo, dentro de suas possibilidades de tempo e de estudo, é claro. Fica aqui o convite feito. E que novas conquistas, de Marcelo e doutros alunos e parceiros, possamos divulgar neste blog educacional.
Abaixo, link (atalho) para maiores informações sobre a

Olimpíadas de Matemática

Observação: Imagens acima, autorizadas pela família de Marcelo Langhinrichs Cunha (do próprio) para utilização neste blog, divulgando sua conquista, que é também da própria educação pública.