sábado, abril 26, 2008

Agradecimento literário


Aproveito, ainda em tempo (apesar da correria que vivo ultimamente e que me impede em certos momentos de publicar notícias neste jornal virtual), para agradecer a profª. Adriana Gibbon, do curso de Letras, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pela inclusão da poesia Sexta-feira da Paixão, de minha autoria, em trabalho de análise de textos na sua disciplina. É uma satisfação saber que uma obra minha está sendo trabalhada na Academia. Todo escritor escreve obviamente para um leitor. E um(a) acadêmico(a) de Letras é um(a) leitor(a) qualificado, o que valoriza ainda mais essa indicação. Algumas amigas e conhecidas, que casualmente são alunas da profª Adriana - que não conheço pessoalmente - foram as que me trouxeram essa grata notícia. Diante do estresse natural de várias atividades simultâneas - que às vezes me impedem inclusive de alimentar periodicamente este blog -, saber do reconhecimento de um trabalho poético é uma verdadeira injeção de ânimo para um poeta e escritor autodidata, como é o meu caso. Grato mais uma vez à profª. Adriana pela escolha de meu texto poético.
Abaixo, segue a íntegra da referida poesia (escrita em 05/12/2004), já publicada em meu outro blog ControlVerso , onde divulgo meus poemas, contos, crônicas, artigos de opinião, ilustrados por colagens, também de minha autoria.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Vai, meu poeta...
Pega tua pena e não demora
Que um anjo passou zunindo agora
Com as asas abertas da imaginação.

Versos, verões, virtudes, versões...
E a liberdade, musa de todo poeta,
É uma fênix incinerada,
Revivendo-nos a cada paixão...

Nunca uma sexta-feira foi igual àquela,
Depois que Cristo, morto de amor,
Por nós de novo se apaixonou...

Vejo-O vivo em cada cruz,
Cada poste de luz que ilumina meu caminho,
Em cada copo de vinho e pedaço de pão...


Observação: A imagem acima trata-se de uma colagem, de minha autoria, a partir da composição de duas fotografias: uma da capa de um disco de Terence Trent Darby (Cristo estilizado) sobreposta com a foto de operários, fazendo uma instalação de energia elétrica (esta segunda, não identificada a autoria por mim). Fiat lux, faça-se a luz!