sábado, janeiro 05, 2008

Revista Idéia concorre ao Prêmio Ângelo Agostini



Segue abaixo, a título de divulgação dos talentos da região sul do RS - Brasil, mensagem de texto recebida do amigo Wagner Passos, talentoso cartunista rio-grandino, que junto com outros amigos criaram diversos projetos culturais, dentre eles, a Revista Idéia e o jornal Peixe Frito. E é a revista que merece nesse momento o destaque.

Revista Idéia concorre ao Prêmio Ângelo Agostini

No dia 16 de fevereiro será realizado em são Paulo a 24ª edição do Dia do Quadrinho Nacional, com a entrega do Prêmio Angelo Agostini. A Revista Idéia, publicação rio-grandina de quadrinhos, humor e cultura, produzida por Alisson Affonso, Ivonei D´Peraça e Wagner Passos, concorre este ano ao prêmio, que seleciona todas as publicações que tiveram sua primeira edição veiculada durante o ano de 2007.
As categorias são Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Lançamento, Melhor Fanzine, Melhor Cartunista, Mestre do Quadrinho Nacional e o Prêmio Jayme Cortez, que vai para empresas, entidades ou pessoas que tenham incentivado a produção do quadrinho nacional. Para todas as categorias podem ser indicados dois nomes. Qualquer pessoa pode votar, enviando seus indicados por e-mail para angeloagostini@bigorna.net até o dia 5 de Janeiro de 2008.
Quem foi Angelo Agostini?
Nascido em Farcelle, Itália, a 8 de abril de 1843, passara a infância e a adolescência em Paris, onde estudou pintura. Desembarca no Brasil em 1859 e em 1864 estréia no pasquim Diabo Coxo em São Paulo.
Precursor de um traço único, além da sátira e crítica política, desenvolveu uma perspicaz e minuciosa observação do tipo humano brasileiro, especialmente o carioca.
Angelo Agostini muda-se para o Rio de Janeiro em 1867 e colabora durante um ano para O Arlequim. Em 1868 está no Vida Fluminense, onde publica nove episódios de uma história em quadrinhos, editada horizontalmente, que conta as trapalhadas de um interiorano em uma viagem pelo Rio. As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte começou a ser publicada semanalmente em 30 de janeiro de 1869.
Este é um dos registros que coloca Angelo Agostini para alguns pesquisadores, como o percursor dos quadrinhos no mundo, produzindo neste formato 27 anos antes de Richard Outcault, que criou em 1894 o personagem Yellow Kid, para o jornal New York World.
Angelo Agostini foi o criador da Revista Ilustrada e juntamente com Luiz Bartolomeu de Souza e Silva, em 1905, da revista O Tico-Tico, nacionalmente conhecida, voltada para o público infantil.
Sua morte aconteceu em 23 de janeiro de 1910, após uma reunião com os membros da Confederação Abolicionista para homenagear seu amigo Joaquim Nabuco, que falecera no dia 17 do mesmo mês. Décadas de desenhos e de lutas sociais marcaram sua história, que se preserva até hoje na quantidade e qualidade de sua obra gráfica, pioneiro e precursor da caricatura nacional.
O Prêmio Angelo Agostini é organizado pela AQCESP - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo e coordenado por Worney Almeida de Souza e pode ser acompanhado no site www.bigorna.net
A Revista Idéia encontra-se em sua terceira edição que está disponível em todas as bancas de Rio Grande e do Cassino e pode ser adquirida também pelo site www.vagaodohumor.com

Observação 1: Capa da Revista Idéia.
Observação 2: Legenda da Foto: 000_7105.jpg: Alisson Affonso e Wagner Passos com os artistas Santiago, Bier, Uberti, Ruben Castillo e Rafael durante o Salão Internacional de Desenho para Imprensa em Porto Alegre.
Contato: Wagner Passos
Telefone: 53-91254462
Site www.vagaodohumor.com

1 Comments:

Blogger Wagner Passos said...

Grande Roig.. obrigado pela divulgação... estamos aproveitando estas indicaççoes para divulgar nosso trabalho... este está sendo o maior prêmio.
Obrigado ao amigo mais uma vez e sucesso nas empreitadas literárias.
Grande Abraço e Feliz 2008 pra ti e para tua família.

17:07  

Postar um comentário

<< Home