domingo, dezembro 30, 2007

Em fase de retrospectiva 2007


O vídeoclipe acima, extraído do YouTube, da banda Bloc Party, chama-se I still remember (eu ainda me lembro). Nada mais sugestivo, em se tratando de retrospectiva de um ano intenso como foi esse para mim e para muitos de meus amigos, colegas e familiares, dizer sinceramente a todos eles que "Eu ainda me lembro" e jamais me esquecerei da ajuda de cada um para que essa viagem por cada um dos dozes vagões, em que a locomotiva de 2007 teve que passar, e que esse maquinista precisou demais da motivação e auto-motivação para superar inúmeros desafios. No ínício da jornada, em janeiro de 2007, estava temeroso de não poder dar conta de tantos compromissos (mestrado, especialização, trabalho, família, sindicato, ativismo cultural, etc.). Em alguns momentos, evidentemente, por ser humano, não pude estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, e tive que fazer escolhas... Agradeço a todos que compreenderam minhas escolhas e que me auxiliaram nessa "viagem"; de colegas a amigos, de amigos que se tornaram colegas e vice-versa, e, em especial, a esposa Elisabete e ao filho Allan, que compreenderam minhas ausências, ainda que quando de corpo presente, diante da tela de um microcomputador, numa outra dimensão, redigindo ensaios, textos, postando atividades, revisando tarefas, etc, etc, etc. A vida é o somatório das atividades que fazemos e das pessoas que nos influenciam a seguir em frente. Eu ainda me lembro e nunca me esquecerei dos amigos que sempre estiveram do meu lado, quando precisei. Como escrevi num poema: "Nosso mundo - ora imenso, ora diminuto - É do exato tamanho que damos a ele".