sexta-feira, janeiro 18, 2008

Da ficção para a realidade: robô humanóide


Parece ficção científica, tipo Eu, Robô, Robocop, Exoman, Matrix e outros filmes que flertam com a tecnologia e a ciência de ponta, mas a notícia (link abaixo), extraída do portal Yahoo! Brasil, secção Tecnologia, informa que já existe protótipo de robô com características humanóides, controlado pelo cérebro humano, para auxiliar a vida de deficientes físicos.
Conforme relata a notícia: "Esta proeza, que alia a robótica com a neurociência, foi anunciada nesta quarta-feira [16/01] pela Agência da Ciência e das Tecnologias japonesas e pela Universidade Duke dos Estados Unidos".
Mais um grande avanço das Tecnologias Assistivas que procuram dar uma alternativa de vida próxima da dita "normalidade" e integração à sociedade a pessoas com algum tipo de deficiência física ou neurológica.
No caso em questão, "A técnica se baseia em converter as informações emitidas pelo animal em instruções compreensíveis para o robô". O animal, trata-se de um macaco que serve de cobaia nesse experimento de altíssima valia tecnológica, científica e social.
Leiam a notícia na íntegra e vejam a foto do robô, no link (atalho) logo abaixo:
Robô controlado pelo cérebro dá esperança a deficientes físicos
Observação: Imagem acima do filme Eu, Robô, inspirado no livro de mesmo nome de Isaac Asimov, extraída da internet, do endereço http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/
artigos/cinema/eu_robo_01.jpg