sexta-feira, novembro 30, 2007

Conclusão dos cursos básico 2, em informática educativa

Ontem, pela noite, e hoje, pela manhã, conclui o curso básico 2 em informática educativa para professores e funcionários de escola, promovido no segundo semestre/2007, pelo NTE, em que fui o multiplicador. Ontem, a turma da noite (e eu junto), saiu para jantar numa pizzaria e deu boas risadas, entre um rodizio de pizzas e muita conversa sobre educação, evidente. Os cursistas me deram uma agenda 2008 de presente, que será muito proveitosa, pois este ano estive com a "memória RAM" muito comprometida, diante de várias atividades simultâneas. Hoje, com a turma da manhã, íamos sair para almoçar, mas diante do corre-corre e de certos compromissos meu e dos cursistas, não foi possível a confraternização. Mas aproveitei, como faço sempre, para agradecer ao grupo pela interação que tivemos durante todo o curso. Agradeci em especial a cursista e colega Angela Mendes, que no mês de setembro (se não me falha a memória "RAM"...), quando fui voluntário do curso de informática educativa para funcionários de escola, parceria com o 6º Núcleo do CPERS/Sindicato - Rio Grande, em três sábados intensos (dois turnos de 4 h cada, totalizando 24 horas de curso), também de forma voluntária, acabou sendo minha monitora. Lembro-me que estávamos no laboratório da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, que cedeu o espaço para o curso. Diante da minha experiência, pensei que haveria grande abstenção, por ser o curso realizado em três sábados e em dois turnos. O que não se confirmou, muito pelo contrário. Tive 100% de presença, e, se não fosse o auxílio de Angela, diante de 30 alunos ou mais, em cada turma A e B, ficaria mais complexo ministrar o curso. Contei também com a parceria do prof. Fogaça, revezando comigo entre as duas turmas. Pelo meu jeito despreendido, acabo angariando apoios, e conseguindo superar desafios e situações inesperadas. No fim dos dois cursos (pelo NTE e pelo CPERS), tive a satisfação de ver como os cursistas interagiram entre si (como gosto de ver), e saíram satisfeitos. Agora, em dezembro, a equipe do NTE pretende se reunir para definir as atividades para 2008 (oficinas e cursos em informática educativa), que serão encaminhadas às escolas públicas estaduais, e divulgadas neste blog também.