domingo, agosto 26, 2007

Educação, Leitura e Bibliotecas

Em um domingo chuvoso e frio, continuei a revisar a 3ª edição do TCC da Especialização em TIC's na Promoção da Aprendizagem (UFRGS, 2006/2007). Estou na reta final, agora revendo as normas técnicas da ABNT - e digo que é uma das coisas que mais preocupam, às vezes. Acessando às páginas disponibilizadas pela minha orientadora, profª Jane B. Fischer, encontrei uma frase que trata da educação, e que resolvi copiar e colar (do site da Biblioteca Setorial da Educação, da Faculdade de Educação da UFRGS - http://www.biblioteca.ufrgs.br/) nesta postagem, pois tem tudo a ver com o que penso: "A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado.", de Henry Peter. Aproveitei e visitei outros sites relacionados às bibliotecas e seus acervos digitais (indicações com links, abaixo).
Tenho ainda atividades em atraso do curso de Mídia na Educação (UnB-2007), ensaios do mestrado em História da Literatura a escrever, mais textos e outras atividades, no trabalho. Minha semana de trabalho, em 2007, tem sido de 7 dias seguidos, sem folga. E nesse turbilhão, tem que fazer escolhas e eleger prioridades, relegando algumas a segundo, terceiro e quarto planos. Agora mesmo, concluo a revisão, para enviar à orientadora, e me reconfiguro, vindo do mundo da tecnologia educacional para adentrar ao universo da história da literatura. Alguns colegas meus perguntam como consigo aliar tantas coisas simultâneas. Brinco que aprendi a "Me Virar nos 30", mas, falando sério, o que auxília são as leituras que faço, desde menino, sob as mais variadas áreas do conhecimento, a título de curiosidade, e que vira e mexe, me vêem à tona. Tenho de leituras mais tempo que a idade de vida de muitos de meus colegas. Então, sempre tenho na bagagem alguma experiência prática ou alguma leitura feita há tempos atrás, que faço um link para o presente. Brinco que sempre vivo entre dois pólos: "De volta para o futuro" e "Em algum lugar do passado" - títulos de dois filmes que gosto muito. A vida imita à arte, e vice-versa...

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Biblioteca Nacional

Observação: Imagem acima, extraída da internet, denominada "Lost In A Book", de Indie Cisive (pseudônimo do/a autor/a).