domingo, agosto 19, 2007

Arte Brasilis: revista eletrônica de Arte, Ciência, Filosofia e Educação

Descobri esse blog ARTE BRASILIS que trata de arte ciência, filosofia e educação, a partir da lista de discussão sobre Blogs Educacionais, do qual faço parte. Indicação da colega Vera-SP.
No blog há um artigo da escritora e jornalista Claudia Werneck sobre os portadores de deficiência, que vale a pena ler. Eis fragmento dele:
"Estamos habituados a considerar deficiência uma conversa 'particular', sem relevância para os grandes debates nacionais sobre educação, saúde, cultura, cidadania, lazer e direitos humanos em geral. Muitos de nós pensam em política pública de forma segmentada: crianças pobres de um lado, crianças com deficiência de outro. Há educadores, ativistas em direitos humanos, médicos, pagodeiros, gestores públicos, empreendedores sociais, empresários, contadores, jornalistas e jornaleiros, enfim, gente com histórias de vida muito variadas, de todos os segmentos sociais, pensando assim. Há até quem discorde de que toda criança tem idêntico valor humano e social".
Realmente, a inclusão de portadores de necessidades especiais é um tema que requer ampla discussão. Meu TCC da Especialização em TIC's na Promoção da Apredizagem (UFRGS-2006/2007), em fase final de elaboração, trata desta questão sobre os prismas tecnológico, educacional e social. Há um grande paradoxo na inclusão tecnológico e educacional. Noutras oportunidades colocarei neste blog, de forma resumida evidentemente, após defesa do TCC, algumas de minhas observações, lindando tanto com tecnologia, educação e inclusão de portadores de necessidades educativas especiais (PNEE's) em ambiente escolar e laboratório de informática.
O que devemos pensar em matéria de inclusão em tecnologia é que apesar da realidade virtual, o processo inclusivo deve ser pensada tendo o PNEE como sujeito e agente da integração, e não apenas uma simulação de inclusão, com em alguns locais é pensada e praticada... Mas é tema polêmico e relevante que requer a devida abordagem e argumentação teórico e prática. Como disse o escritor James Baldwin: Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que se enfrente.
Observação: Imagem acima, extraída da internet pelo endereço
http://duard.com.br/blog/wp-content/uploads/2006/06/bandeira_brasil_simulada.jpg

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, José Roig, Letra Viva é um nome afinizado com as idéias do blog, pois as mensagens são ótimas e falam de Vida e Ação. Gostei também da sua visita ao Arte Brasilis. Essa a possibilidade que a Internet nos dá, de troca e incentivo mútuos. Que bom que podemos pensar assim.
Sou arte-educadora e trabalho desde 1994 com jovens portadores de deficiência intelectual.
Abraços, Vera - SP

22:00  

Postar um comentário

<< Home