quarta-feira, agosto 15, 2007

Mais do que máquinas, precisamos de humanidade...

Em fase final do TCC da Especialização em TIC's na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), fazendo os ajustes necessários (2ª revisão), sugeridos pela profª Jane B. Fischer, minha orientadora, que muito tem me auxiliado, fui buscar a referência a minha epígrafe, que é uma citação de Charles Chaplin, e que diz: (...) Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência, e tudo será perdido. Tal citação é fragmento de O Último Discurso, do filme O Grande Ditador (EUA, 1940), em que Chaplin ridiculariza s sonhos megalomaníacos de poder, cobiça, e guerra de destruição em massa, invadindo países, causando milhões de mortes, levando o mundo a II Guerra Mundial.
Chaplin era um gênio, que sobreviveu ao Cinema Mudo. Inventor do personagem Carlitos, o genial vagabundo, de filmes antológicos como Tempos Modernos, em que faz uma dura crítica a mecanização e robotização do homem, sem a devida humanização da máquina. Tempos Modernos é um grande filme, crítico e atualíssimo, que todo professor poderia mostrar a sua turma, unindo o útil ao agradável, contextualizando os tempos modernos de Chaplin à nossa atualidade... com seu ditadores invadindo países por cobiça, poder e destruição...
Vale a pena ler a íntegra de O Último Discurso que pode ser acessada clicando AQUI. Já nas primeiras linhas Chaplin nos brinda com uma poderosa reflexão, infelizmente tremenda e assustadoramente atual. Leiam, reflitam e passem adiante.
Observação: Imagem acima, do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.

1 Comments:

Blogger GELSI said...

Oi Zé!
Tenho recebido seu jornal mensalmente.Está muito bom. Vejo que seu TCC está em fase final. Tenho trabalhado muito no meu, mas meu orientador não me responde há dias.Você tem noticias sobre nossos prazos finais? Abraços.

10:25  

Postar um comentário

<< Home