quinta-feira, julho 12, 2007

Capacitação em EAD para professores de língua espanhola

Notícia extraídas do portal SEDUC-RS: www.educação.rs.gov.br

Espanha propõe à rede estadual cursos na modalidade EAD para professores

A realização de cursos à distância de língua espanhola para a capacitação de professores da rede estadual foi oferecida à diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (DP/Seduc), Sônia Balzano, pelo diretor para o Brasil do Instituto Cervantes, Juan Manuel Casado. A intenção é implantar o EAD em todo o país, para a difusão das culturas espanhola e hispano-americana. A reunião na Seduc, nesta quarta-feira, 11 de julho, teve a participação do cônsul da Espanha, Alfonso Palazón Español.
O Instituto Cervantes está propondo Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação e Ciência da Espanha, ao qual a instituição está vinculada. Os cursos, ministrados via internet, possuem quatro módulos (inicial, intermediário, avançado e superior) e são voltados a professores do idioma ou de outras áreas, mas que têm interesse em lecionar espanhol. Cada módulo tem duração de 120 a 160 horas/aula.
A diretora do DP comprometeu-se a designar uma comissão para analisar a viabilidade do acordo. Segundo Sônia Balzano, “a proposta é bastante oportuna, haja vista que desde 2005 o ensino do idioma tornou-se obrigatório no currículo da educação básica no Brasil”. A proximidade do Rio Grande do Sul com países de língua espanhola também é outro atrativo para realizar a capacitação.