sábado, julho 07, 2007

Jogo educacional coletivo Grupo 3 - Proa 13A


A imagem acima pertence ao esboço de um jogo coletivo, atividade da disciplina Proa13 A - Autoria em Jogos Educacionais - da especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007). Eu e a colega Eveline Eberle, de Ijuí-RS, combinamos no MSN a temática do jogo: o lixo e o clima. Coube a mim a parte gráfica (foto acima), e a Eveline, a criação da página no wiki e a inserção de conteúdos e competências a serem trabalhadas com o alunado. Esperamos a colaboração dos demais integrantes do grupo, pra dar como concluída a atividade, e a oficina.
O LIXO E O CLIMA
Usando o fundo da ilha deserta acima, pode-se criar o ambiente ideal para tratar da questão ambiental: um lado desolador, mal cuidado, com esgoto deposito no rio e mar; no outro, um local com casas, animais e pessoas convivendo em harmonia com a natureza.
Esse jogo, como é apenas teórico, na prática, precisará de maior tempo pra desenvolvimento, pois terão no mínimo três fases... A inicial, onde o jogador rebatendo uma bola roxa, deverá fazer atingir essas imagens negativas, agregando som e uma pontuação positiva ao seu escore. Nessa primeira fase, há a relação entre o lixo e o clima. Nuvens, chuvas, esgoto, baratas, minhocas, ratos, etc. O jogador precisará identificar os pontos positivos e negativos em relação ao clima e ao lixo, fazendo suas relações. Depois, de acordo com a interação do jogador, e os pontos que fizer, atingirá a segunda fase, o clima (cenário) irá melhorando, até que na terceira fase, finalmente a ilha torna-se um pequeno paraíso (um cenário todo arborizado, com flores, plantas, animais, tudo convivendo em harmonia). E termina o jogo, com a pontuação máxima atingida.

CONTEÚDOS E COMPETÊNCIAS
- Além de desenvolver a consciência ecológica e de preservação, o professor poderá trabalhar com questões de habitat de uma ilha, tanto da fauna como a flora.
- Na Matemática poderá desenvolver questões de comparações entre os pontos;
- Desenvolver o conceito de ilha e características de algumas ilhas brasileiras;
- Sustentabilidade sócio-ambiental;
- Produção e consumo;
- Ciclos na natureza, ecossistema;
- Recursos naturais, uso racional;
- Reaproveitamento, reutilização e reciclagem;
- Percepção de diferentes sons para cada ação;
- Conscientização e cuidado para não colocar lixo no chão;
- criação de histórias
- atuação dos personagens
- noção de direção
- Lateralidade;
- Cooperação entre jogadores;
- Consciência ecológica;
- Valores e cidadania;
Incentivar a conscientização ecológica, levando os alunos a analisar e perceber que o planeta não comporta mais nenhum meio de produção com atividade predatória, sendo necessária a reposição do que está sendo retirado da natureza.