terça-feira, julho 03, 2007

Escolas têm déficit de 246 mil professores no País

Outra matéria que merece leitura e reflexão, extraída do Portal Yahoo! Brasil Notícias, sobre déficit de professores em escolas públicas no país, pondendo tal notícia ser acessada na íntegra, clicando no título dessa postagem.

Escolas têm déficit de 246 mil professores no País
As escolas públicas brasileiras sofrem um déficit de 246 mil professores, levadas em conta as necessidades do segundo ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e do ensino médio. Faltam docentes graduados em Licenciaturas de Física, Química e Matemática, principalmente. Seria preciso contratar em caráter emergencial quase 250 mil professores, mas falta mão-de-obra qualificada.
A situação é mais grave nas disciplinas de física e química. Para atender à demanda, o Ministério da Educação (MEC) deveria ter garantido a formação de 55.231 professores de física na década de 1990. Mas só foram licenciados 7.216. Em química, a demanda era a mesma, mas a formação foi melhor: 13.559 graduados no período. Hoje, apenas 9% dos professores de física que atuam nas escolas públicas brasileiras têm formação inicial nessa área.