sábado, julho 14, 2007

Anima Mundi - a alma do mundo


Notícia extraída do portal Yahoo! Brasil:

Anima Mundi: cada vez mais digital

Em sua 15ª edição, segundo um dos diretores, Marcos Magalhães, não há filme exibido que não conte com alguma intervenção digital. "A animação sempre teve consigo a tecnologia, desde os primórdios. E o bacana de hoje é que, com um computador, ficou muito mais fácil e barato produzir. E também exibir. É só dar uma olhada no YouTube. Por causa dessas facilidades, ano a ano, o número de inscrições para o Anima Mundi aumenta."
Os 368 filmes serão exibidos em São Paulo, em uma maratona que vai de hoje até domingo (15), no Memorial da América Latina. Mas também há a exibição de outras produções, para formatos que não são o do cinema. O Anima Mundi, que também é uma competição, premiará as melhores animações feitas para a web e para o celular. Os vídeos podem ser vistos no site www.animamundi.com.br.
"A premiação para a web ocorre desde 2000 e a para celular, desde 2003", diz Magalhães. "Hoje, a animação está em tudo quanto é aparelho, do iPhone à câmera digital. O número de produções para esses meios está crescendo. E tem coisas muito boas." Tanto na categoria celular como na internet concorrem 20 candidatos.
Neste ano, além do animador da Pixar, Mark Walsh, o Anima Mundi traz outras celebridades para contar a sua forma de trabalho e mostrar as suas produções. Um deles é o canadense John Weldon, que ganhou o Oscar em 1979 e exibe, em um bate-papo, os seus filmes de baixo custo.
O brasileiro Alê de Abreu, que está prestes a estrear nos cinemas com o seu primeiro longa-metragem de animação, "Garoto Cósmico", também estará presente. E quem quiser poderá ainda conferir antes o novo filme, que terá exibição no Anima Mundi.


Anima Mundi também é um site que desenvolve programas educacionais e curso de capacitação em valores humanos, prestando consultoria em desenvolvimento organizacional e educacional; bem como realiza projetos de promoção da paz e da unidade na diversidade dos seres humanos, conforme link abaixo:
http://www.animamundi.org.br/

Observação: A expressão acima também refere-se a antiga idéia neoplatônica de Anima Mundi, a alma do mundo.