sábado, junho 16, 2007

Léa Fagundes, em Rio Grande, dia 17 de julho

Conforme, já comentado nesse blog, ocorrerá dos dias 16 a 18/7, na Associação dos Empregados da Viação Férrea, o 3º Congresso Municipal de Educação, cujo tema será "Avaliação: Uma reflexão que ultrapassa os limites da escola", promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Rio Grande - RS - Brasil, destinada aos educadores da rede pública e privada e comunidade escolar, mediante inscrição, que poderá ser efetuada até o dia 19/6, na Escola de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, na rua Mal. Deodoro (neste município), cujo valor será destinado à própria instituição, conforme entrevista na TV da profª Sônia Tissot, titular da SMEC Rio Grande.
Dentre os palestrantes, estará a Dra. Léa Fagundes, psicóloga, pedagoga e coordenadora do LEC - Laboratório de Experiências Cognitivas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das referências nacionais e internacionais no que tange a informática educativa. Léa abordará o tema: "Avaliação: Novos tempos para novas práticas". Já assisti 2 palestras de Léa, e li diversas entrevistas e artigos seus, e não me canso de ouví-la pela sua lucidez, clareza e, acima de tudo, experiência de vida, que é única e fantástica, principamnete para aqueles que ao se aposentarem do magistério, como ela fez, se dedicam a uma área que muitos têm receio de adentrar, que é justamente a informática. Um exemplo de despreendimento e de competência. Imperdível a todos aqueles que atuam com informática educativa.
Observação: Foto extraída da revista A Rede (http://www.arede.inf.br/), edição nº 24, de abril/2007, em que traz entrevista com Léa Fagundes, bastante elucidativa e com o título bem sugestivo de "Educação sem camisa-de-força", em que trata não apenas sobre o laptop para alunos, como formas de pensar a informática na educação. A íntegra do texto poderá ser acessada, bastando clicar no título dessa postagem.