quinta-feira, junho 07, 2007

Autoria em Jogos Educacionais e a Estrutura do Impossível



Acessei hoje ao wiki do Proa13A - Autoria de Jogos Educacionais e vi nova atividade, dessa feita em grupos, onde teremos que discutir e trocar idéias com os colegas de grupo de trabalho (o meu é o 3, com Eveline Eberle, Fabiula Castegnaro, Fernanda Bizarri, Iara Griebeler, Jamir Corrêa, eu e Ledjane Franke) sobre o jogo que cada um criou. Teremos que propor um único jogo (pode ser apenas descrito) contendo a junção das idéias discutidas, relacionando conteúdos/competências que podem ser trabalhadas com este novo jogo.
Foi criado um wiki (ambiente virtual para criação de páginas) para cada grupo (não são páginas deste wiki, mas wikis independentes). Deveremos usar este wiki para postar as discussões, troca de idéias contribuições e resultado do trabalho. A senha é a mesma usada na página do inventário (será postada no fórum). Mas à obra, então. Feriadão de muitas atividades.
O interessante dessa especialização à distância é o fato de interagirmos com colegas a todo momento, ora em grupos (com composições diversas a cada atividade), ora buscando por conta própria ajuda deles, como tenho feito muito. Alguns, inclusive, além de colegas se tornaram bons amigos. Nesse grupo poderei interagir com o(a)s colegas Fabiula, Fernanda, Jamir e Ledjane, que não tinha ainda trabalhado antes. Eveline já tinha trocado idéias, e ela me ajudara via MSN; Iara também já havia conversado via blog, e na etapa presencial. Enfim, unir o útil ao agradável, criando uma rede de colegas e amigos virtuais, em prol do cumprimento de atividades, da capacitação profissional e da qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Observação: Acima fotos extraídas da revista Época, março/2007, nº460, tópico Estrutura do Impossível, onde traz matéria falando sobre a utilização do quadro de M. C. Escher (figura acima), intitulada Relatividade, transposta para o jogo LEGO (foto abaixo). Maurits Cornelius Escher (1898-1972), artista holandês, conhecido por criar figuras geométricas impossíveis. Percebam, tanto no quadro como no jogo que as personagens ou bonequinhos sobem e descem em todas as direções possíveis e/ou impossíveis. Tem horas que quase faço o mesmo por aqui... Risos. Quando iniciei essa oficina, sem conhecimento sobre o assunto, achei que seria impossível fazer um jogo educacional, e consegui criar meu primeiro: Ilha da Fantasia (já comentado em postagens anteriores). Viver e sobreviver nesse mundo estranho que nos rodeia, hoje em dia, é um grande exercício e um grande jogo em que temos que usar diariamente a imaginação... Pena que não tenhamos vidas reservas, e que nem sempre o password (a senha) abra tanto o wiki como nossos sonhos. Mas somos eternos aprendizes. Aquele que acha que já sabe tudo, na verdade, não sabe nada de nada...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi colega, abrindo os e-mails hoje, li o seu e vim fazer uma visita no seu blog, vou me apresentar , sou Ledjane, trabalho no NTE de Santo Ângelo, desde outubro de 2006. Também passei pelo proa 13 e constatei nosso grupo, já construi meu jogo, vou postar por lá. Um abraço.

13:45  
Blogger yanmaneee said...

supreme
kyrie 3
moncler jackets
lebron shoes
supreme
balenciaga speed
goyard
lebron shoes
golden goose
yeezy

08:21  

Postar um comentário

<< Home