quarta-feira, junho 06, 2007

Feliz Aniversário, Barão!

Hoje, dia 6/6, a Escola Estadual de Ensino Fundamental "Barão de Cêrro Largo", de Rio Grande, onde está implantado e em funcionamento o NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, está completando mais um ano. No prédio atual, a Escola Barão está há 30 anos. Dos 15 anos de serviço público, exerci 13 ali. Fiquei por 2 anos fora, na CRE, depois retornei pra atuar como técnico de informática do NTE, depois coordenador do mesmo, e hoje exerço as funções de técnico, multiplicador (NTE) e secretário de escola (Barão), além de conselheiro escolar do referido estabelecimento de ensino. Por isso, tenho uma relação quase umbilical com a escola.
Quem foi o Barão? - pergunta colocada por mim na comunidade BCL (da escola Barão), no orkut, criada por um ex-aluno Thalles, foi respondida pela aluna da 8ª série, turma 81, Fabíola, extraída da internet, que reproduzo abaixo:
José de Abreu Mena Barreto. Marechal José de Abreu Mena Barreto (Rio Grande do Sul, 1771 — 1827) foi um militar e nobre brasileiro.Ainda durante o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, combateu os castelhanos, libertando São Borja em 1814.Governador de armas do Rio Grande do Sul; marechal-de-campo, foi agraciado por D. Pedro I com o título de Barão de Cerro Largo. Morreu na batalha de Passo do Rosário.
Atualmente, a escola conta com mais de 500 alunos, oferecendo o ensino fundamental completo, a educação infantil e a educação especial.
Então, parabéns à comunidade do Barão, seja na internet como na vida real. Felicidades a todos os professores, alunos, funcionários, pais e/ou responsáveis, a equipe diretiva e a todos que já passaram pela Escola!