quarta-feira, setembro 15, 2010

Blog (diário virtual) como ambiente de aprendizagem em rede: do tecnológico ao educacional



Acima, a íntegra de minha monografia para conclusão da pós-graduação em Mídias na Educação, defendida em 31/07/2010, no IFRS, da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande - RS.
O tema é justamente o uso do blog como um ambiente de aprendizagem em rede, a partir da permissão de leitura e co-autoria entre professores e alunos, simulando um pequeno ambiente de EaD.
Durante o projeto de aprendizagem (PA) com 2 turmas de 4ª série do ensino fundamental, foi possível analisar a aprendizagem em quatro ambientes distintos de interação: sala de aula, laboratório de informática, biblioteca escolar e saídas de campo, transitando entre a teoria e a prática, entre o ensino formal e a verificação in loco.
A professora parceria do PA, Simone Zogbi Einsfeld, dentro da disciplian de História, abordava em sala de aula os conteúdos referentes à História do Rio Grande do Sul, construindo uma linha do tempo, através de recortes de revistas, e publicando em mural na parede da sala de aula. Posteriormente, nas saídas de campo, os alunos puderam visitar um jornal da cidade (Agora), já que estávamos construindo um diário virtual, semelhante a um pequeno jornal; visitamos também a Biblioteca Rio-Grandense e seu rico acervo; a Museu Militar, onde puderam ver outra linha do tempo, trajes de época, maquetes etc; fomos em excurssão à Charqueada São João, onde o guia também foi um educador, falando sobre aspectos históricos e culturais do local e outros eventos.
Do PA surgiram os dois blogs educacionais, em que os alunos tiveram papel destacado na escolha do layout, título, e conteúdos a serem publicados, contribuindo com comentários, fotografias, desenhos etc.
Além disso, a turma possuía alunos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs) incluídos (cego, cadeirante e DM), o que proporcionou também a inclusão tecnológica, educacional e social.
Abaixo, link para os referidos blogs:

Turma 41/2009 - Do Barão para o Mundo

Turma 42/2009 - Chimarrão no Barão

A referida monografia pode ser também acessada, via Google Docs, link abaixo:

Monografia: Blog(diário virtual) como ambiente de aprendizagem em rede: entre o tecnológico e o social

2 Comments:

Blogger Arte Brasilis said...

Zé, recebi a notícia pelo blogger e vim conferir mais esta concretização, certamente com muito suor e pesquisa de campo. Parabéns! A educação só tem a ganhar com estudos voltados para a inclusão e a tecnologia, aliados à vocação do mestre.
Abraços paulistanos
Vera Guidi / Arte Brasilis

20:31  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Vera,que bom receber tua visita e comentário. Sim, foi um projeto que trabalhou com a questão da tecnologia e da inclusão, contando com o apoio da colega Simone e suas duas turmas.
Um projeto que foi significativo a todos os envolvidos.
Um abração,

18:59  

Postar um comentário

<< Home