sábado, maio 29, 2010

Pro Dia Nascer Feliz


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=74jokEl7RQ4


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eqPVcpnN8cU&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=H4t3ROgtrCQ&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BNBIsH7SVOU&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AdC-lzBVpbQ&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TuELSKWJyRQ&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=b9P1pgpk10k&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AWf589ez0vU&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=q1sLvzrMut8&feature=related

O belo vídeo acima, Pro Dia Nascer Feliz, foi extraído do You Tube, trata-se de documentário sobre o sistema educacional brasileiro, do diretor João Jardim (o mesmo de Janela da Alma).
Uma bela indicação da minha esposa, a profª de Matemática Elisabete Domingues Brasil Roig, da E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil, que assistiu ao referido documentário, no dia 28/05/2010, durante a I Etapa do II Curso Nacional de Educadores da Cidade do Rio Grande: "O Educador do século XXI: Saúde, Tecnologia e Motivação".
O vídeo foi apresentado durante a palestra "Relações no ambiente escolar", da Profª. Drª. Roseli Olabarriaga Cabistani, graduado em Psicologia e Doutorada em Educação, pela UFRGS-RS.

Como sempre digo em palestras, cursos e oficinas, precisamos aliar a Pedagogia do exemplo ao conhecimento da realidade local, incluindo-nos no mundo do aluno para poder estabelecer estratégias e parcerias, em prol da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este documentário trás um olhar sobre o sistema eduucacional brasileiro, como uma espécie de reality show.
Importante que a escola se automotive para depois motivar o alunado, que faça a sua autocrítica primeiro, e a partir desta, estabeleça uma proposta de inclusão educacional do professor no universo do aluno e vice-versa.
Um vídeo essencial para todos os educadores, alunos e comunidade assistirem, discutirem e analisarem o papel social de cada um no ambiente escolar e comunitário.
Quando do depoimento de uma aluna que escrevia muito bem e que alguns professores suspeitavam da autoria de seus trabalhos, lembrou-me dois fatos semelhantes:
1º) comigo mesmo, quando, anos depois vim a saber, através de uma professora, que uma redação de minha autoria ficou em segundo lugar em concurso literário pois a comissão julgadora achou que o texto era maduro demais para a minha idade;
2º) já adulto, integrando comissão julgadora de textos escolares, vi parte da banca também colocando sob suspeita o trabalho de um jovem aluno, aspirante a escritor. Vi-me refletido nele e coloquei minha opinião de que não se pode subestimar a capacidade do aluno, pois as aparências enganam e eu já fora vítima de tal suposição.
O tempo provou que o "rato de biblioteca" que eu sempre fui, de fato escrevia daquele jeito, fruto de suas longas "conversas" com seus amigos de papel.
Mais do que nunca, o professor precisa fazer longas expedições ao País dos alunos, conhecer lá as inúmeras tribos, dialetos, usos e costumes. Desse encontro, ocorrerá sempre o choque de gerações, mas daí em diante é possível, com diálogo, dando vez e voz ao alunado, estabelecer uma comunicação e até a produção de um rico material em conjunto, fruto de relatos dos mesmos, como é demonstrado no magnífico filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007), com a poderosa interpretação da atriz Hillary Swank.

"O filme é baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank[1]), uma professora novata interessada em lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional; alguns estão ali cumprindo pena judicial, e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes". (www.eapacoacademico.com.br)

Um filme que trata do sistema educacional e da intervenção de uma professora na vida de seus alunos... Um belíssimo filme, que me foi indicado certa vez pelo amigo e colega Robson Garcia Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, da equipe do NTE Itaperuna - RJ.
Documentário e filme, duas grandes indicações, que sugiro aos seguidores e visitantes do Educa Tube, como forma de refletir sobre o mundo, dentro e fora da escola, suas influências e repercussões no cotidiano.

Dados do vídeo Pro Dia Nascer Feliz:
Gênero: Documentário;
Duração: 88 minutos;
Ano de Lançamento: 2006, Brasil;
Direção: João Jardim;
Roteiro: João Jardim;
Edição: João Jardim;
Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim;
Música: Dado Villa-Lobos;
Fotografia: Gustavo Hadba.

Link abaixo para resenha sobre o filme Escritores da Liberdade:

O filme “Escritores da Liberdade” e a função do pensamento em Hannah Arendt,por Raymundo de Lima

Observação: Postagem publicada originalmente no meu outro blog educaiconal, chamado Educa Tube.

http://educa-tube.blogspot.com