segunda-feira, maio 03, 2010

Mochileiro da Galáxia Twitter


Em maio de 2009 criei meu perfil no Twitter, o microblog que possui espaço de apenas 140 caracteres para manifestação, e que mescla funções de blog, messenger, sms, orkut, etc, mas que considero, acima de tudo, um GPS cultural, pois permite que pessoas nos acompanhem e que sigamos outras tantas, a partir de suas mensagens curtas (ou tweets).
Um ano após, seguindo mais de 1.600 tuiteiros, entre nacionais e internacionais, e sendo seguido por mais de 1.200, acredito que o twitter tem sido um grande aliado, pois permite um contato mais próximo (ainda que a distância) com educadores, mundo afora...
Frequentemente me despeço do que passei a chamar de Mundo Twitter, dizendo que sou um "urbanauta em expedição ao Mundo Real", em contraponto ao mundo digital.
Noutras, digo que sou um "mochileiro da Galáxia Twitter" e, de fato, quem me conhece no Mundo Real sabe bem que a minha mochila é quase inseparável, junto com o notebook e a 3G, que muitas vezes me proporcionam dar aulões nos 4 municípios que compõem a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí), independentemente de a escola, seja um zona urbana ou rural, possuir ou não conexão com a internet.
Como um andarilho que coloca muitos utensílios em sua mochila, a mesma às vezes se deteriora com tantas idas e vindas. E foi com grata surpresa que recebi, algumas semanas atrás a notícia que a frase (vide acima) que eu inscrevera no Concurso Cultural da Microsoft Educação (promovido pelo portal Conteúdos Educacionais) tinha sido selecionada entre as finalistas, e cuja a premiação era justamente uma mochila, que foi muito bem-vinda, para substituir a antiga e velha de guerra. (Risos.)
O twitter me proporcionou reencontrar diversos amigos e colegas espalhados pelo mundo real, e encontrar outros tantos que comungam com o espírito educador, sejam ou não professores. Graças ao twitter, consegui descobrir diversos vídeos educacionais e recursos tecnológicos para indicar via blog Educa Tube; bem como divulgar o blog através do microblog.
Educar é uma via de duas mãos: a gente ensina e aprender a todo momento. Compartilhar o que se aprende, socializar o que se ensina, eis o grande desafio do educador do século XXI, que deve reproduzir e divulgar o conteúdo de terceiros, mas deve também pensar em produzir o próprio conteúdo educacional, que poderá ser publicado em blogs e divulgado em microblogs como o twitter e outros. Afinal, as distâncias entre o mundo real e o virtual estão cada vez menores, e as formas de troca de experiências entre educadores, mais próximas ainda, desde que faça a devida divulgação da prática escolar.
Aprendi que o twitter é um espaço para divulgar caminhos para as ideias. Que o blog é o espaço mais adequado para estabelecer uma discussão mais ampla, pois, via twitter, por conta de um tweet de apenas 140 caracteres pode gerar falsas polêmicas ou mal entendidos.
Melhor divagar em espaços mais amplos e divulgar em espaços menores essas discussões...
Noutra oportunidade, este mochileiro da Galáxia Twitter voltará a mostrar suas andanças pelo Planeta Educação... Hasta la vista! (utilizando-me de uma despedida muito comum que faço no microblog)...

Observação: para ler a minha frase escolhida pelo concurso cultural, basta clicar duas vezes sobre a imagem acima.