terça-feira, agosto 31, 2010

Seminário de Tecnologia Educacional - 6º Núcleo CPERS - Rio Grande - RS

ABAIXO, SLIDES DAS PALESTRAS DO DIA 26/08/2010 -
SEMININÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - 6º NÚCLEO CPERS - RIO GRANDE

INOVAR NA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
Robson Garcia Freire (Itaperuna - RJ)

Fonte: https://docs.google.com/present/edit?id=0AQEZ474eGIddZGQ4ejd4djhfMTk5Y2t0NjVyY3Q&hl=en&ncl=true&pli=1

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: PARA QUEM PRECISA SE INCLUIR
Elisângela Zampieri Panisson (Curitibanos - SC)


Fonte: http://www.slideshare.net/eliss/tecnologias-educacionais-para-quem-precisa-se-incluir

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM REDE: DO TECNOLÓGICO AO EDUCACIONAL
José Antonio Klaes Roig (Rio Grande - RS)


Fonte: https://docs.google.com/present/view?id=dd8z7xv8_162gfpn7gc2

APRENDIZAGEM ON-LINE E FERRAMENTAS WEB 2.0
Joanirse Lurdes da Rosa Ortiz (São Luiz Gonzaga - RS)

Fonte: http://www.slideshare.net/Joanirse/palestra-rio-grandejoanirse

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Janaina Senna Martins


Fonte: https://docs.google.com/present/view?id=dd8z7xv8_52dsd2fthk



É com satisfação que disponibilizo a apresentação de slides das palestras do Seminário de Tecnologia Educacional (Tecnologias aplicadas à Educação) , dentro da programação do II Curso Nacional de Educadores, promovido pelo 6º Núcleo do CPERS - Rio Grande - RS - Brasil, nos dias 26 e 27/08/2010.
Dentre os motivos da satisfação está o fato de ter sido o responsável pela indicação dos palestrantes e oficineiros Robson Garcia Freire (Itaperuna - RJ), Elisângela Zampieri Panisson (Curitibanos - SC) e Joanirse da Rosa Ortiz (São Luiz Gonzaga - RS), grandes colegas virtuais que se tornaram, graças as TICs, grandes amigos reais; além de também participar como palestrante, junto com a colega de NTE Janaína Senna Martins (vide abaixo, foto do Quinteto reunido no cais do Porto de Rio Grande - RS).


(José Roig, Joanirse Ortiz, Elis Zampieri, Janaina Martins e Robson Freire)
Educadores que não moram em grandes centros, que pelo contrário, estão longe demais das capitais, e mesmo assim, graças ao profissionalismo, coleguismo, as mídias e as TICs, hoje são reconhecidos além de sua aldeia, levando seus projetos, atividades, ideias e ideais a outros rincões, transpondo o particular ao universal.

No primeiro dia (26), o evento ocorreram cinco palestras no auditório do Instituto de Educação Juvenal Miller e no segundo (27), três oficinas (nos dois turnos) nos laboratórios de informática do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE e no da Escola Estadual Barão do Cêrro Largo.
O Seminário foi dirigido a educadores e o tema foi as Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação.
Entre os educadores convidados, que atuaram como palestrantes e oficineiros:
Elisangela Zampieri Panisson, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE, abordou Recursos Tecnológicos como estratégia de acessibilidade e de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Elis demonstrou e sugeriu alguns recursos de software e hardware acessíveis e facilitadores do aprendizado, especialmente de pessoas com deficiência intelectual, de modo a favorecer a inclusão digital, escolar e social destas pessoas.
Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz, editora do blog Mídias na Educação, demonstrou o uso do Podcast (programas de áudio que se pode criar e publicar na Internet) e utilização do software audacity (que permite criar estes áudios): elaborando áudios digitais. Os participantes aprenderam a usar o software para a criação dos áudios e como e onde publicá-los na Internet.
Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias (premiado em 2008 e 2009), abordou o tema Escrever com autoria: como ter e fazer um blog de sucesso. Os participantes aprenderam como utilizar o blog em um espaço virtual de interação entre professores, seus alunos e a comunidade escolar.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home