sábado, junho 19, 2010

A vida intertextual: fantasia e realidade (Na'vis e Pataxós)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2MIvbG5u1l0&feature=related


Imagem acima: N'avi do filme Avatar.
http://cinemacomrapadura.com.br/imagens/2009/11/avatar-new-poster-423x600.jpg


Foto: Índia pataxó, no programa Globo Ecologia, exibido em 19/06/2010.

Pandora, do filme Avatar, lembra e muito a aldeia pataxó, no Brasil.
A vida da na'vi remete muito a vida da índia pataxó. Ambos, ficção e realidade se comunicam com questões atuais: meio ambiente, exploração, sustentabilidade, cultura, aculturação, preservação e defesa da terra e dos recursos natuaris, comunidades e minorias que sofreram e/ou sofrem com a violência do opressor, que tanto pode ser o colonizador de 1500 em diante, ou algum fazendeiro e/ou empresário sem essa consciência histórica e social, no sul da Bahia (ou em qualquer parte), no século XX e atualmente.
Essa intertextualidade ocorreu, por acaso - embora, como repita sempre: nada é por acaso, nem mesmo o acaso -, a partir de conversa, em 18/06, com a colega, profª. Eliane Duarte Cunha, do CPA, da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS-Brasil), falando sobre cinema 3D.
Ela comentou que com o filme Avatar, de James Cameron, pode-se trabalhar com diversos temas em sala de aula/vídeo com os alunos: meio ambiente, questão indígena, história, arte e cultura, etc.
Concordo plenamente, tanto que no dia 19/06/2010, de manhã cedo, enquanto aguardava para proferir palestra sobre Tecnologia educacional e ambientes de aprendizagem em rede, aos professores da EMEF Frederico Ernesto Buchholz, em Rio Grande - RS - Brasil, assistia na TV o programa Globo Ecologia, a respeito da história da aldeia indígena pataxó, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, quando fiz imediatamente um link com o filme Avatar, por conta das interrelações entre cinema e realidade.
Na verdade, como sempre, é a arte que imita a vida e nem sempre o contrário.
O filme de James Cameron é universal, tanto que várias minorias, como palestinos, já se pintaram de azul para se dizer, de certa forma também na'vis, no que tange a opressão que sofrem, num mundo muito centrado ainda na questão da exploração dos recursos naturais e violência contra povo situados em tais locais, usando da força extrema para conseguir seus objetivos.
O programa Globo Ecologia, veiculado no sábado, dia 19/06/2010, é uma belíssima produção para se trabalhar em conjunto com o filme Avatar, junto ao alunado e até a comunidade escolar em geral.
O programa Globo Ecologia, mostra a luta de três índias da reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, para preservar a terra e a cultura dos pataxós, e da criação em 1998 da Associação Pataxó de Ecoturismo. Os turistas participam de ritual de integração dos índios como o homem branco. Da luta da aldeia, desde sempre para proteger a terra e seus habitantes e também os recursos naturais. Do resgate histórico e cultural.
Unir fantasia e realidade, eis uma grande forma intertextual de passar conteúdo pedagógico, tanto por professores de história, como outros mais...
A vida é intertextual, e o cinema, uma das formas de estabelecer esse diálogo universal...

Observação: Episódios do Programa Globo Ecologia podem ser acessados através do canal Futura, via seu canal virtual, o Futuratec.

"Futuratec, é serviço criado pelo canal Futura para disponibilizar gratuitamente para download boa parte de seu acervo de programas. São cerca de 700 episódios na íntegra, num formato de arquivo que pode ser gravado em disco para exibição em aparelhos de DVD, facilitando o uso educativo para grupos e turmas que nem sempre têm acesso amplo e permanente a computadores com internet.

Estão disponíveis episódios completos de séries como Passagem Para, Ética, Globo Educação, Globo Ecologia, Globo Ciência, Um Pé de Quê?, Chegados, Tempos de Escola, Dom João no Brasil e muitos outros. Estes conteúdos produzidos pelo Canal Futura podem ser ferramentas úteis para o educador."


Lá é possível buscar, baixar, gravar e compartilhar.

Pode ser acessado pelo link abaixo:

FUTURATEC

www.futuratec.org.br

Observação: Post originalmente publicado no blog educacional Educa Tube.